Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2015 @ 10:55

Exclusivo: Kiss FM encerra trajetória de 10 anos em Campinas. Flash FM retorna ao canal

Campinas – Kiss FM teve o seu sinal interrompido no início desta semana. Novo nome é percebido desde as primeiras horas de hoje

Publicidade

Mais uma mudança no dial FM da Grande Campinas e novamente envolvendo uma emissora controlada pela Rede Mundial. A Kiss FM 107.9 não está mais no ar no interior de São Paulo, interrompendo assim uma trajetória superior a 10 anos de operações. Com isso a rádio voltada ao gênero musical “rock” fica restrita à Grande São Paulo através da Kiss FM 102.1, já que as outras emissoras que carregavam o projeto no Distrito Federal, Baixada Santista e no Rio de Janeiro estão com outras programações. No lugar da Kiss FM está a local e popular Flash FM, nome que ocupava este mesmo canal 107.9 FM antes da aquisição por parte da Rede Mundial, isso em 2005. Acompanhe os detalhes.

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (4) a 107.9 FM se apresenta com o nome fantasia de Flash FM, o mesmo que antecedeu a Kiss FM no canal. É veiculada uma programação eclética, com hits dos gêneros pop, rock, sertanejo, entre outros. Entre cada música executada há uma chamada informando o retorno da Flash FM, além de destacar a equipe de locutores que vai compor essa nova fase da 107.9 FM. Um detalhe: os radialistas que ocuparão a grade da Flash FM são os mesmos que se apresentavam pela ex-Iguatemi FM 96.5 da Grande Campinas, emissora que também era controlada pela Rede Mundial e recentemente encerrou as suas atividades (alteração ocorrida no começo de agosto - leia sobre).

A Kiss FM de Campinas era a última emissora que carregava a marca fora de São Paulo, já que a rede do mesmo nome deixou de operar no Rio de Janeiro, Distrito Federal e também no litoral paulista, isso entre 2013 e o primeiro semestre deste ano. A rádio era conhecida por ser a única emissora voltada exclusivamente ao gênero musical “rock” na Grande Campinas, além de possuir uma certa estabilidade dentro dos quadros da Rede Mundial. Desde o seu início em 2 de abril de 2005 a Kiss FM foi a única marca que ocupou a sintonia 107.9 FM. Outros canais geridos pela Rede Mundial costumam a sofrer mudanças nos projetos, alternando entre as bandeiras mantidas pelo grupo paulista. A Rede Mundial segue também com a Top FM 98.3 e a Scalla FM 96.7 na Grande Campinas.

Segundo Leandro Renato, colaborador do Tudo Rádio e responsável pelo site “Só Rádio!”, a cobertura de sinal da 107.9 FM como Flash FM é a mesma do período como Kiss FM, sinal que parte da cidade de Cosmópolis (sede da concessão). Antes da entrada da atual programação em formato expectativa a 107.9 FM ficou muda durante alguns dias.

Existe uma previsão de estréia da programação definitiva da Flash FM para segunda-feira (7), segundo informações publicadas em uma página da rádio no Facebook.

Vale lembrar que a Rede Mundial também foi destaque recentemente devido a ausência do sinal da Top FM 104.1 em São Paulo, emissora popular/sertaneja que é dona de um dos maiores volumes de audiência na capital e região metropolitana (saiba mais).

Colaborações de Leandro Renato e Jefferson Bueno.

Mudança na Grande São Paulo

A 88.5 FM de Mogi das Cruzes, emissora gerida pelo mesmo grupo que controla as rádios Cidade FM 92.5, Rádio Laser FM 93.3 e Transdigital FM 97.5 (todas sediadas em Campinas), passou a retransmitir uma grade religiosa da Igreja Comunidade Cristã Amor e Graça, com o nome Rede Amor e Graça. Nos últimos anos a rádio transmitia uma grade popular/sertaneja com a mesma identificação da Rádio Laser, porém sem programação fixa e locuções. A 88.5 FM aguarda um aumento de potência para operar na Grande São Paulo.

Colaboração de Carlos Eduardo

Sinal da 107.9 FM – Ouça e veja o alcance da Kiss FM e de outras FMs no interior paulista. Escolha: Grande Campinas, Leste de São Paulo e/ou Região de Piracicaba / Limeira.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/13847-exclusivo-kiss-fm-encerra-trajetoria-de-10-anos-em-campinas-flash-fm-reassume-o-canal