Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2015 @ 11:07

Exclusivo: Temporal tira mais duas rádios do ar entre a Grande São Paulo e a Grande Campinas

Jundiaí – Duas FMs instaladas na Serra do Japi passam por transtornos após o temporal da última segunda-feira (28)

Publicidade

As fortes chuvas que tem atingido o estado de São Paulo continuaram castigando algumas emissoras de rádio. Uma linha de instabilidade que passou pelo Paraná na noite do último domingo (27) chegou às regiões de São Paulo e Campinas nas primeiras horas da segunda-feira passada (28). A intensidade da chuva e dos ventos acabaram danificando as estruturas de algumas rádios instaladas na Serra do Japi (pertencente ao município de Jundiaí). A Adore FM 98.1 e Rádio Mundial FM 95.7 foram afetadas e estão fora do ar entre a Grande São Paulo, Grande Campinas e Grande Sorocaba. A previsão de retorno das rádios é para hoje (30).

O Tudo Rádio recebeu vários relatos de ouvintes que notaram as ausências dos sinais dessas duas emissoras instaladas em Jundiaí. Nas páginas da Adore FM e da Rádio Mundial no Facebook existem comentários de ouvintes que informam a falta de sintonia dessas estações em Sorocaba e Jundiaí. As duas FMs estão fora desde segunda-feira (28), mas já existem relatos de retorno da 95.7 FM na Grande São Paulo. Também não há a captação desses sinais na Grande Campinas, região que recebe com facilidade os sinais das emissoras sediadas na Serra do Japi.

O fato até causou uma situação curiosa em Jundiaí, onde um colaborador do Tudo Rádio conseguiu sintonizar as rádios Jovem Pan FM 95.7 e Morada do Sol FM 98.1 (ambas de Araraquara) na noite de ontem (29), devido as ausências dos sinais da Adore FM 98.1 e da Rádio Mundial FM 95.7 (relato feito por Sandro César Ceccato). Essa situação de sintonia das emissoras de Araraquara pode ter sido repetida entre as regiões de Campinas e Piracicaba, áreas que recebem os sinais das rádios instaladas na Serra do Japi e são relativamente próximas à região de Araraquara. Geralmente a “troca” de sinal entre as FMs de Jundiaí e as estações araraquarenses ocorrem na serra em Itirapina, entre Rio Claro e São Carlos.

Colaborações de Sandro César Ceccato e Leandro Renato

A Serra do Japi

O nome é famoso no meio rádio de São Paulo. Trata-se de uma pequena cadeia montanhosa que está entre as maiores elevações do território paulista (o ponto culminante possui 1.250 metros de altitude), pertencente ao município de Jundiaí. A característica geográfica atraiu algumas emissoras da região que instalaram os seus sistemas irradiantes na serra. Com isso as rádios conseguem atingir com sinal de qualidade local as principais cidades da Grande São Paulo, Grande Campinas, Grande Sorocaba, região de Piracicaba, parte do Leste Paulista, entre outras regiões.

Estão na serra: Rádio 105 FM 105.1, Dumont FM 104.3, Rádio Mundial FM 95.7, Adore FM 98.1 e Rádio Gospel FM 90.1. Apenas a 98.1 FM não é uma concessão originada no município de Jundiaí.

A Serra do Japi está a 46km em linha reta do centro de São Paulo, 41km do centro de Campinas, 56km do centro de Sorocaba, 91km do centro de Piracicaba e 12km do centro de Jundiaí (distâncias a partir da área de transmissão das FMs que estão instaladas no local).
 


Parte da Serra do Japi / foto: Jornal de Jundiaí (JJ.com.br)


Sinais das rádios 95.7 FM e 98.1 FM – Ouça e confira os alcances de sinais das rádios instaladas no Japi. Escolha: Grande São Paulo, Grande Campinas, região de Sorocaba, região de Piracicaba, Centro Paulista e Sul de Minas Gerais.

 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/13996-exclusivo-temporal-tira-mais-duas-radios-do-ar-entre-a-grande-sao-paulo-e-a-grande-campinas