Sábado, 06 de Setembro de 2008 @ 08:12

Segundo turno pode bagunçar ainda mais o dial

São Paulo – Segundo turno pode criar uma confusão na cabeça dos ouvintes das grandes cidades

Publicidade

Você já notou que algumas emissoras da sua cidade transmitem uma propaganda eleitoral gratuita diferente das demais FMs presentes no dial. Correto? São as rádios que foram obrigadas a transmitirem a propaganda eleitoral do seu município de origem, ou seja, local oficial de suas concessões, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio em agosto. Mas você já parou para pensar como será isso se houver segundo turno?

Segundo turno nas eleições só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores. Isso livra muitas FMs de cidades vizinhas a transmitirem qualquer propaganda política durante esse período, já que a maioria das concessões que migraram para as grandes cidades pertencem a municípios pequenos e médios, com menos de 200 mil eleitores. Mas isso pode bagunçar regiões como a Grande São Paulo, onde a maioria das cidades são populosas.

Tomamos duas concorrentes como exemplos: A 89 FM 89.1 com sede em São Paulo, mas concessão de Osasco e a Metropolitana FM 98.5, concessão e sede na capital paulista. Se acontecer segundo turno em São Paulo a Metropolitana segue com o horário político. Porém enquanto ocorre isso na capital, existe a chance de que em Osasco não ocorra segundo turno, liberando a 89 da propaganda eleitoral. Claro que o quadro inverso pode ocorrer ou as duas continuam transmitindo o horário eleitoral em caso de segundo turno nos dois municípios.

Se Diadema resolver tudo no primeiro turno e São Paulo não, as rádios Nativa FM 95.3 e Mix FM 106.3 seguem com suas programações musicais, dando um passo a frente a concorrência nessa faixa de horário. Se Guarulhos também resolver tudo no primeiro, a Tupi FM 104.1 fica livre da obrigação e assim vai com cada município e rádio, conforme o andamento das eleições.

E tem quem vai ficar livre de qualquer jeito do segundo turno. São rádios de São Paulo que pertencem a municípios com menos de 200 mil eleitores. Três rádios da antiga CBS (atual Rede Mundial) já estarão livres da obrigação em outubro, são elas: Terra FM 98.1 (concessão de Itatiba), Deus é Amor FM 97.3 (Mairiporã) e Kiss FM 102.1 (Arujá). Clique aqui e confira a lista das rádios paulistanas e suas respectivas origens.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/1420-segundo-turno-pode-baguncar-ainda-mais-o-dial