Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2016 @ 13:05

Rádio Gazeta de São Paulo vai completar 73 anos em março

São Paulo – Emissora é considerada a primeira estação de rádio oficial da capital paulista

Publicidade
A Rádio Gazeta AM 890 de São Paulo vai comemorar aniversário em março. A emissora, controlada pela Fundação Casper Líbero, vai completar 73 anos, sendo considerada a primeira rádio oficial da capital paulista. Apesar de ser uma das mais tradicionais emissoras do Brasil, a Gazeta AM briga na parte de baixo do ranking geral das AMs da capital paulista.
 
De acordo com o histórico da rádio, em 1943, a antiga Sociedade Rádio Educadora Paulista (primeira estação de rádio oficial da cidade de São Paulo), foi adquirida pelo jornalista e empresário Cásper Líbero. Oficialmente, no dia 15 de março, daquele ano, a rádio passou a se chamar Rádio Gazeta PRA-6 - A Emissora de Elite. Segundo historiadores, o slogan não se referia a uma elite econômica, mas cultural.
 
No início de sua trajetória, a Rádio Gazeta AM tinha sua programação dedicada à música erudita, transmitindo concertos ao vivo de seu auditório. A partir de 1963, a Rádio Gazeta AM passou a incluir programas jornalísticos e esportivos. Grandes nomes do jornalismo e do rádio brasileiro passaram pela emissora, entre eles Jota Júnior, José Italiano, Dalmo Pessoa, Peirão de Castro, Armando Gomes, José Isaias, Alexandre Nemeth, Lídio Soares e Delfin Pinto. 
 
Também tiveram passagem pela emissora, nas décadas de 70 e 80: Galvão Bueno, Osmar Santos, Rubens Pecci, Barbosa Filho, Oswaldo Maciel, Henrique Guilherme, João Batista, Silva Netto, Cleber Machado e Tony José. Ainda na década de 1980, a Rádio Gazeta se tornou grande referência quando o assunto era esporte. 
 
A emissora conta com a intensa participação dos seus estudantes em atividades diárias, seja na atuação de estágio, monitoria ou atividades laboratoriais. Dessa forma, em conjunto com os profissionais da emissora, os alunos vivenciam o exercício da profissão das áreas da comunicação e realizam atividade complementar ao ensino superior.
 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/14799-radio-gazeta-de-sao-paulo-vai-completar-73-anos-em-marco