Terça-Feira, 05 de Abril de 2016 @ 13:12

Rádio Clube AM do Recife (atual Rádio Globo) completa 97 anos

Recife – Emissora é a mais antiga ainda em operação no país e atualmente abriga a Rádio Globo

Publicidade
A rádio Clube AM do Recife vai completar 97 anos em operação. A emissora, que atualmente abriga a Rádio Globo AM 720 do Recife, é a mais antiga ainda em operação no país e também foi considerada a primeira rádio brasileira a entrar no ar. Porém, a primeira rádio oficialmente inaugurada no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, sob a direção de Edgar Roquette Pinto. A emissora é controlada pelo Sistema Opinião de Comunicação.
 
A rádio Clube realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Perei. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. 
 
Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.
 
Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio. Em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.
 
Em fevereiro de 2014, a Rádio Clube deu lugar à programação nacional da Rádio Globo AM 1100 de São Paulo. A emissora conta com programas e equipe locais, com informações e atrações da capital pernambucana. A Rádio Globo conta com uma extensa rede de rádios populares em AM presentes em diferentes regiões do Brasil, tendo a sua segunda passagem pelo Recife (a primeira foi entre o final da década de 80 e início de 90). 
 
Utilizando-se da estrutura da Rádio Clube, a Rádio Globo AM 720 tem à sua disposição uma ampla abrangência na região Nordeste do país, com um raio aproximado em 400km de distância a partir da sua torre de transmissão.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15094-radio-clube-am-do-recife-atual-radio-globo-completa-97-anos