Quarta-Feira, 22 de Junho de 2016 @ 09:24

Universidade federal lança rádio educativa em Campo Grande

Campo Grande – Estreia ocorreu nesta terça-feira (21) e emissora terá programas gerados pela EBC

Publicidade
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) inaugurou nesta terça-feira (21) a sua emissora de rádio, a Educativa UFMS FM 99.9 de Campo Grande. Como o nome indica a emissora tem caráter educativo cultural e, portanto, a proposta de valorizar as produções musicais e de conteúdo locais e de abrir espaço para o experimentalismo acadêmico e para a divulgação da produção técnico-científica da Instituição. A inauguração aconteceu pela manhã no Portão 8 do Estádio Morenão, próximo ao PAS, onde ficam as instalações da FM.
 
Segundo a reitora da universidade, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, o esforço para conseguir a instalação da rádio foi recompensado com a satisfação em oferecer conhecimento e cultura à comunidade. “Foram cerca de oito anos de muito trabalho desde o requerimento da UFMS solicitando a instalação até a inauguração da emissora. Mas toda a dedicação valeu o esforço, pois a FM Educativa UFMS 99.9 é uma conquista para toda a coletividade. Ela possibilitará que a Universidade fique mais próxima da comunidade e tenha assim mais um veículo para a divulgação do conhecimento aqui produzido. Vamos produzir programas educativos, culturais, jornalísticos e de utilidade pública”, afirmou.
 
A concessão prevê que a Educativa UFMS FM seja voltada à transmissão de programas exclusivamente educativo-culturais, não podendo ter caráter comercial nem fins lucrativos. Assim, a emissora contará apenas com apoio cultural. 
 
A rádio possui uma torre de transmissão de 60 metros de altura, instalada próxima à unidade 6. O transmissor é de 1 KW. São dois estúdios, um para a transmissão ao vivo e outro para gravação e há também uma redação. Todos os equipamentos do estúdio já são digitais, o que faz com que a rádio esteja preparada para a mudança que deve ocorrer em breve nas transmissões em todo o País.
 
Com a inauguração, a rádio entra no ar com uma grade básica, com programas criados pela equipe e também retransmissões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O conselho fará deliberações quanto ao conteúdo emitido pela rádio observando sempre os preceitos da radiodifusão educativa.
 
Colaboração Alex Nunes
 
Com informações do Capital News

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15557-universidade-federal-lanca-radio-educativa-em-campo-grande