Quarta-Feira, 20 de Julho de 2016 @ 17:09

Turquia cancela licenças de rádio e TV ligadas a Gülen

Brasília - Clérigo exilado nos EUA é acusado de estar por trás de golpe fracassado

Publicidade
A Turquia cancelou nesta terça-feira (19) licenças de todas as estações de rádio e TV por suposta ligação com um movimento religioso cujos seguidores são acusados de estarem por trás do golpe fracassado contra o governo de Recep Tayyip Erdogan. Em um comunicado divulgado em seu site, o Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTUK) disse que tomou a decisão em uma reunião extraordinária convocada após a tentativa de derrubar Erdogan, entre sexta-feira e sábado.
 
A Turquia responsabilizou simpatizantes do clérigo muçulmano Fethullah Gülen — exilado nos Estados Unidos — pela tentativa de golpe, uma acusação que o pregador nega. Enquanto o governo caça os insurgentes, o premier turco, Binali Yildirim, prometeu nesta terça-feira acabar com o movimento de Gülen “pela raiz”.
 
O primeiro-ministro disse ainda que vai fornecer evidências de atos irregulares de Gülen às autoridades americanas para que o clérigo possa ser extraditado para a Turquia. Yildirim acusou os Estados Unidos, que disseram que só vão considerar o pedido de extradição caso sejam dadas evidências claras, de padrões duplos na luta contra o terrorismo.
 
A tentativa de golpe deixou mais de 200 pessoas mortas e 1.440 feridas, e levou a uma onda de detenções e demissões em massa de servidores civis e militares.
 
Com informações do O Globo. Colaboração Cesar Porto

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15730-turquia-cancela-licencas-de-radio-e-tv-ligadas-a-gulen