Sábado, 30 de Julho de 2016 @ 08:18

MCTIC divulga lista atualizada sobre a migração AM-FM

Brasília – Planilha disponibiliza as fases em que se encontram as migrantes

Publicidade
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou nesta semana uma planilha atualizada com todas as informações sobre as fases em que estão as emissoras que estão em processo de migração AM-FM. Das 1.388 rádios AM que solicitaram a adaptação da outorga para FM, várias já estão operando em FM.
 
Pela planilha é possível acompanhar as fases em que se encontram as análises dos processos de adaptação de outorga, como, por exemplo, a admissibilidade, os boletos expedidos, os pagos, e os que já tiveram o termo aditivo assinado. Ao todo, 1.388 rádios AM solicitaram a adaptação da outorga para FM.
 
O Tudo Rádio divulgou nesta semana que mais duas rádios AM iniciaram os testes para a transmissão em FM, após efetivarem os processos indicados pelo MCTIC. Uma delas está na região de Formiga, no interior de Minas Gerais. Trata-se da futura Difusora Prime FM 97.5, emissora que terá um projeto artístico voltado ao segmento adulto-contemporâneo (perfil que não é explorado por outra FM nesta área do interior mineiro). A Difusora Prime FM vai substituir a atual Rádio Difusora Formiguense AM 850 após a migração para a faixa FM.
 
Outra que também foi notícia nesta semana pelo início dos testes foi a Rádio Capital AM 990 de Cianorte, cidade do interior do Paraná. A rádio já veicula chamadas com a chegada da nova emissora em 91.9 FM. Para a estreia como Capital 91 FM 91.9, a emissora anuncia que vai sortear R$ 20 mil para seus ouvintes.
 
De acordo com os dados do MCTIC, o processo de migração segue em seu trâmite normal, com várias rádios recebendo boletos para a quitação da adaptação da outorga. Em Santa Catarina, por exemplo, mais duas rádios receberam o documento. A rádio Alvorada de Santa Cecília, do Meio-Oeste, e a Rádio Educadora de Taió, do Alto Vale do Itajaí, receberam as guias de pagamento no início desta semana.
 
Com isso, a radiodifusão catarinense já contabiliza 11 emissoras contempladas com os boletos da migração. Cinco delas já foram autorizadas a migrar: uma está operando no FM e as outras quatro aguardam apenas a publicação da autorização da Anatel no Diário Oficial da União.  Todas as emissoras que receberam o boleto fazem parte do primeiro lote da migração, que em Santa Catarina reúne 45 emissoras, portanto, 34 ainda aguardam a emissão dos boletos.
 
Lote Residual
 
Teve início no dia 25 de junho o prazo para as emissoras do lote residual apresentarem a documentação para a migração do AM para o FM. Até o dia 22 de setembro, as emissoras devem encaminhar as certidões negativas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15793-mctic-divulga-lista-atualizada-sobre-a-migracao-am-fm