Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016 @ 09:24

Unificação do PIS/Cofins preocupa ABERT

Brasília – Com a nova proposta, empresas de radiodifusão passariam a recolher 9,25%

Publicidade
As preocupações do setor de radiodifusão com a possibilidade de unificação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) foram apresentadas pelo presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira, nesta quarta-feira (14).
 
adstexto
 
Atualmente, as empresas jornalísticas e de radiodifusão estão no regime cumulativo de cálculo da alíquota do PIS/Cofins e recolhem 3,65% sobre a receita operacional bruta. Pela proposta de reforma do PIS/COFINS em discussão no governo, essas empresas passariam para o regime não cumulativo e teriam que recolher 9,25%, com direito a abatimento de créditos fiscais da carga tributária devida pela empresa. Com a unificação, a cobrança seria a mesma para todos os setores da economia, sem considerar características específicas de cada um.
 
De acordo com dados da ABERT, se a proposta for aprovada, as empresas de rádio e televisão serão afetadas com um aumento médio superior a 100% da carga tributária. “Como o setor de comunicação usa poucos insumos, e, portanto, tem poucos créditos para aproveitamento, a mudança do regime cumulativo para o não cumulativo representaria um aumento de 101% na carga tributária das empresas”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
 
O desemprego, segundo a ABERT, é o mais preocupante. O setor emprega em torno de 750 mil trabalhadores diretos e indiretos e a unificação pode significar a perda de postos de trabalho. “Não podemos agravar o quadro do setor com o aumento de impostos, principalmente neste momento em que as rádios passam pelo processo de migração do AM para o FM e as TVs estão na fase de digitalização e desta maneira obrigadas a pesados investimentos em equipamentos”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.
 
Durante a reunião, o ministro Marcos Pereira se mostrou sensível à reivindicação da ABERT de manter a radiodifusão no regime cumulativo, a exemplo do tratamento que será dado aos setores de saúde e educação.
 
Com informações da ABERT

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16077-unificacao-do-piscofins-preocupa-abert