Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2016 @ 07:43

Exclusivo: Alvorada FM avança em Belo Horizonte. Meio FM oscila negativamente

Belo Horizonte - BH FM oscila pouco e vê vantagem da líder geral diminuir

Publicidade
O FM de Belo Horizonte seguiu a tendência vista na maioria dos mercados de rádio no país: viu a sua média de ouvintes por minuto cair na comparação com a última pesquisa de audiência, realizada pelo Kantar Ibope Media. A queda já era esperada pelo meio rádio devido a presença do horário eleitoral na grade das emissoras. E no caso da capital mineira o desempenho negativo foi visto na maioria das emissoras medidas. Acompanhe o panorama parcial (05h - 00h, todos os dias e locais, trimestre julho a setembro/2016, FM+WEB):
 
adstexto
 
Avançou sozinha
 
A Alvorada FM 94.9 foi a única emissora do “top 5” que avançou na pesquisa geral de audiência, na comparação com o resultado da medição anterior. A emissora, que está na liderança isolada do segmento adulto-contemporâneo na Grande Belo Horizonte, apresentou uma forte elevação em sua média de ouvintes por minuto, chegando a marca de 60 mil no 05h-00h (todos os dias e locais). O resultado isolou a Alvorada na quarta colocação geral nos principais períodos da medição.
 
Seguem isoladas
 
Rádio Itatiaia FM 95.7 e BH FM 102.1 continuam entre os canais FMs de maior volume de audiência no país, sendo que cada estação está isolada em sua colocação geral. A Rádio Itatiaia continua na liderança geral nos principais períodos da pesquisa, enquanto a BH FM está sozinha na vice-liderança geral. A movimentação negativa no meio auxiliou a 102.1 FM em relação à distância que a separa da 95.7 FM no 05h-00h/todos os dias e locais. A BH FM oscilou pouco na média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior.
 
A Liberdade FM 92.9 continua na terceira colocação geral dos principais períodos da pesquisa e também não viu uma oscilação considerável em sua média de ouvintes por minuto.
 
Mudança no “top 5” e demais destaques
 
A movimentação de audiência no FM da capital mineira auxiliou a 107 FM 107.5, emissora líder no segmento gospel de Belo Horizonte. A estação voltou para a quinta colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais, mas segue acompanhada de perto pela Jovem Pan FM 99.1, emissora líder no segmento jovem/pop local.
 
98 FM 98.3, Antena 1 FM 105.1 e Transamérica Hits FM 88.7, emissoras que aparecem na sequência do ranking, ignoraram a tendência de queda no meio FM e oscilaram positivamente na média de ouvintes por minuto (na comparação com a pesquisa anterior). E a Rádio Fã FM 91.7 fecha o “top 10” mineiro no 05h-00h/todos os dias e locais.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16266-exclusivo-alvorada-fm-avanca-em-belo-horizonte-meio-fm-oscila-negativamente