Quarta-Feira, 26 de Outubro de 2016 @ 19:10

Alunos impedem servidores de entrar na Rádio Educativa Udesc FM em Florianópolis

Florianópolis – ACAERT divulgou nota repudiando impedimento dos trabalhos da Educativa UDESC FM

Publicidade
Estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de Santa Catarina (Udesc) impediram a entrada de funcionários da instituição na manhã desta quarta-feira (26) em Florianópolis. Foi permitido somente o ingresso de trabalhadores para bater o ponto, o que teria gerado confusão. A Udesc informou que o grupo também invadiu a Rádio Educativa Udesc FM 100.1 de Florianópolis. A ACAERT se manifestou contrariamente à posição dos estudantes.
 
adstexto
 
Em sua página no Facebook, a Udesc publicou nota oficial manifestando respeito ao protesto, mas criticando a postura de impedir os servidores de trabalhar. 
 
Acompanhe a nota na íntegra:
 
"A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que acompanha de perto a manifestação de um grupo de estudantes da instituição contra a PEC 241, que propõe a limitação dos gastos públicos no âmbito federal. A movimentação ocorre no hall da Reitoria, em Florianópolis, que está fechado neste momento pelos estudantes, impedindo a entrada de servidores para o trabalho.
 
A Reitoria manifesta respeito ao movimento estudantil, no entanto, discorda da atitude de cercear o direito de ir e vir de técnicos e professores da universidade que precisam manter suas atividades de trabalho. A universidade tem obrigações a cumprir, tanto com seus fornecedores tanto com pagamento de bolsas aos próprios estudantes, além de folha de pagamento, que precisam da atividade dos técnicos.
 
Além disso, estudantes invadiram a Rádio Educativa Udesc 100,1 FM, impediram profissionais da emissora de trabalhar e alteraram a programação, inclusive prejudicando a transmissão do horário eleitoral gratuito. A Anatel já foi informada do ocorrido.
 
Tendo em vista a ocupação e o impedimento de entrada dos servidores no prédio da Reitoria, a universidade está tomando as medidas judiciais cabíveis para garantir a manutenção das atividades na instituição. A orientação é que os alunos venham às aulas normalmente e, os servidores, ao trabalho."
 
A ACAERT divulgou nota em seu site em que repudia a ação do grupo, que impediu os profissionais da emissora de trabalhar e alterou a programação da rádio, prejudicando, inclusive, a transmissão do horário eleitoral obrigatório, o que pode acarretar sanções à emissora.
 
Confira abaixo a nota na íntegra
 
NOTA OFICIAL
 
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT vem a público manifestar o seguinte sobre a invasão da Rádio Educativa Udesc FM 100,1 por manifestantes, ocorrida nesta quarta-feira (26):
 
- Repudia veemente a ação de um grupo de manifestantes que impediu profissionais da emissora de trabalhar e alterou a programação, prejudicando, inclusive, a transmissão do horário eleitoral obrigatório. Em função do ato, a emissora foi retirada do ar.
 
- Considera a invasão um atentado às garantias democráticas, como o direito à liberdade de expressão e o de ir e vir, garantidos pela Constituição Federal.
 
- Defende a identificação dos invasores, que devem, agora, serem acionados judicialmente pelos seus atos.
 
- Apoia toda e qualquer manifestação pacífica, ordeira e responsável, de qualquer segmento da sociedade, preservando, desta forma, o direito consagrado de opinião do cidadão.
 
- Reforça sua convicção no Estado de Direito brasileiro, baseado em instituições republicanas independentes e na crença na liberdade como princípio básico da democracia.
 
Por fim, manifesta solidariedade aos profissionais da Rádio Educativa Udesc FM 100,1 e espera que atos como esses não se repitam no atual estágio democrático da Nação.
 
Florianópolis, 26 de outubro de 2016. 
 
Rubens Olbrisch
 
Presidente da ACAERT
 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16315-alunos-impedem-servidores-de-entrar-na-radio-educativa-udesc-fm-em-florianopolis