Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2016 @ 10:52

Exclusivo: ConectCar SP/RIO está próxima de nova mudança de canal

São José dos Campos - Motivo da alteração é a promoção de classe de potência recebida pela concessão que abriga a rádio

Publicidade
A atual ConectCar SP/Rio FM 90.7 de São José dos Campos está bem próxima de sua segunda troca de canal em FM. Porém o motivo é diferente da primeira mudança, quando a rádio deixou a sintonia 90.3 FM (atual Ótima FM 90.3 de São José dos Campos). A sintonia 90.7 FM que abriga a FM recebeu uma promoção de classe de operação, ou seja, terá o seu alcance de sinal ampliado no Vale do Paraíba. Com isso será necessária uma troca de frequência para que a FM atinja o seu novo porte. Acompanhe:
 
adstexto
 
Com operação de classe B1 (16.5km de contorno protegido para o seu sinal - saiba mais), a ConectCar SP/RIO será promovida para A3 (30km de contorno), ou seja, dobrará a sua área de sinal protegida. E para não ter problemas com emissoras vizinhas na faixa dos 90 MHz, a emissora será deslocada para a sintonia 101.5 FM, mudança que está bem próxima de ser concretizada. 
 
Atualmente a estação está com o seu sistema irradiante em um morro de 1.100 metros, localizado em Salesópolis (local de origem de sua concessão). Essa condição topográfica já permite à ConectCar SP/RIO um longo alcance de sinal no Vale do Paraíba, chegando também à ser captada em várias localidades do litoral norte paulista e também da Grande São Paulo. A tendência é de que essa sintonia fique facilitada com a troca de canal.
 
Segundo chamadas veiculadas pela própria emissora, a troca de canal está marcada para o dia 1º de dezembro. A novidade também é relacionada aos cinco anos da ConectCar SP/RIO, aniversário completado em outubro.
 
Grande São Paulo
 
Hoje é possível ouvir a ConectCar SP/RIO em praticamente toda a Grande São Paulo, inclusive na capital paulista. Porém o seu sinal não chega com uma intensidade considerável, o que dificulta a recepção da emissora em receptores mais simples, como celulares com FM. A sintonia é facilitada em rádios de carros. Em 90.7 FM a emissora é vizinha de dial das potentes CBN FM 90.5 e Rádio Bandeirantes FM 90.9.
 
Há uma expectativa da audiência para saber como será o comportamento do sinal da emissora em 101.5 FM, já que na Grande São Paulo a ConectCar SP/RIO será vizinha de dial da Alpha FM 101.7. Porém os contornos protegidos de ambas não se encontram, ou seja, não deverá ter interferências entre as FMs. 
 
Primeira mudança
 
No ar desde outubro de 2011, o projeto SP/RIO FM teve a sua primeira troca de canal em janeiro de 2013, quando deixou a 90.3 FM de São José dos Campos para operar em 90.7 FM. A mudança deu um alcance regional para o projeto que, em maio de 2013, passou a contar com a ConectCar como parceira no formato “naming rights” (marca de “tags” para pagamento eletrônico de pedágios, postos de combustíveis e estacionamentos).
 
O projeto da FM tem um perfil adulto-contemporâneo na grade musical e linguagem jornalística. A ConectCar SP/RIO tem como um de seus carros-chefes as informações das condições das estradas que cortam o Vale do Paraíba (ligações entre a capital paulista e o litoral, além do eixo São Paulo-Rio de Janeiro).
 
Sinal da rádio 90.7 FM - Ouça on-line e veja o alcance de sinal em FM da ConectCar SP Rio FM. Escolha: Vale do Paraíba e/ou Grande São Paulo (regiões de Mogi das Cruzes e Guarulhos).

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16467-exclusivo-conectcar-sprio-esta-proxima-de-nova-mudanca-de-canal