Segunda-Feira, 05 de Dezembro de 2016 @ 17:11

Fusão entre Rádio Inconfidência e Rede Minas começa em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Previsão é que a mudança aconteça até fevereiro

Publicidade
A fusão entre a Rádio Inconfidência FM 100.9 AM 880 de Belo Horizonte e a Rede Minas deve ocorrer até fevereiro. Os veículos irão dividir o mesmo espaço e vão trabalhar de forma conjunta. A sede construída para as duas, na Estação da Cultura Presidente Itamar Franco – mesmo local onde fica a Sala Minas Gerais, no Barro Preto –, está pronta e recebendo maquinário e equipamentos tecnológicos, a maioria adquirida no exterior. 
 
adstexto
 
A previsão é de que a rádio seja transferida até o início de fevereiro, enquanto a TV faça a mudança até o final do primeiro semestre de 2017. A principal vantagem disso está na economia que o governo terá ao não pagar mais aluguel pelos edifícios ocupados pelas duas empresas atualmente. Somente o prédio da avenida Nossa Senhora do Carmo que abriga a Rede Minas tem aluguel superior a R$ 300 mil mensais. 
 
Mais do que trabalhar de forma conjunta sob o mesmo teto, haverá também uma fusão entre as duas empresas. Há algumas semanas, a Rádio Inconfidência foi transformada, por lei, em Empresa Mineira de Comunicação (EMC) para que possa, no futuro, abrigar também a Rede Minas, que hoje é uma fundação. “A fusão não foi feita imediatamente porque a TV possui outorgas de transmissão (concedida pelo Ministério das Comunicações) e a transferência dessas outorgas para a EMC tem prazo indefinido. Pode acontecer rapidamente, como pode levar anos”, explica Flávio Henrique, presidente da EMC. 
 
Para que não precise esperar pela burocracia de Brasília para fazer as mudanças, o Governo do Estado está estudando trâmites jurídicos para os melhores caminhos da fusão. Até que ela seja concretizada, termos de cooperação devem ser trabalhados entre EMC e Rede Minas. Flávio Henrique garante que não haverá acúmulo de funções entre os funcionários. “As pessoas passaram por concursos determinados e não serão obrigadas a atuar em outra função, isso será facultado. Esse trabalho em conjunto poderá ser definido por meio de decreto ou termos de cooperação”, afirma. 
 
Com informações do Hoje em Dia

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16540-fusao-entre-radio-inconfidencia-e-rede-minas-comeca-em-belo-horizonte