Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2017 @ 11:10

Panorama: Rádio segue na preferência de quem deseja ouvir música nos Estados Unidos

São Paulo – Levantamento mostra que 66% dos usuários utilizam o rádio para ouvir música

Publicidade
Em todo o planeta, o rádio sempre contou com concorrência na “disputa” quando o assunto é música, isso desde os CDs, k7 e discos, até os atuais formatos como MP3 e os crescentes “serviços de streaming”. E, segundo um levantamento anual realizado nos Estados Unidos, o rádio segue na preferência dos usuários na hora de escutar música. Segundo a Nielsen, o rádio foi o meio preferido por 66% da população norte-americana na hora de ouvir músicas, sendo 47% através do rádio FM/AM e 19% via retransmissões on-line.
 
adstexto
 
O levantamento da Nielsen, publicado no Brasil pela ZYD Digital, é relativo ao ano de 2016. Ele aponta também uma queda contínua da compra de CDs e também de downloads, formatos que estão perdendo terreno para os serviços de “streaming de música” (sem vídeo), que apontaram um crescimento de 39,2% no ano. A pesquisa considerou serviços de áudio e de vídeo (Spotify, Youtube, Apple, Google Play, Amazon, Rhapsody Song, Tidal, Soundcloud, Xbox Music, Slacker, Tidal Video, Medianet, Aol Radio e Disciple).
 
Paralela à “briga” entre CDs e downloads e serviços de streaming, o rádio continua na preferencia, inclusive a frente da opção que indica “ouvir músicas através de amigos e parentes”. 
 
Ranking geral / fonte: Nielsen e ZYD Digital - clique na imagem acima para ampliar
 
Avanços dos formatos stream, áudio e vídeo / fonte: Nielsen e ZYD Digital
 
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16791-panorama-radio-segue-na-preferencia-de-quem-deseja-ouvir-musica-nos-estados-unidos