Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2017 @ 09:21

Rádio Tabajara AM completa 80 anos em João Pessoa

João Pessoa – Rádio Tabajara AM é uma emissora pública que pertence ao governo paraibano

Publicidade
A Rádio Tabajara AM 1110, a emissora pioneira da Paraíba, completou, nesta quarta-feira (25), 80 anos de fundação. Inaugurada em 25 de janeiro de 1937, a rádio do Governo do Estado é a 64ª emissora mais antiga do País. Para comemorar a data, foi oferecido um café da manhã aos funcionários e está programada uma série de inaugurações.
 
adstexto
 
Na programação de aniversário será feita a inauguração do Memorial do Rádio Paraibano e a rampa de acessibilidade ao prédio onde a emissora está instalada, na Avenida Pedro II. “Em breve teremos a inauguração da rampa de acessibilidade, que já está na fase final, e do Memorial do Rádio Paraibano, que também já está sendo instalado na sede da emissora”, anunciou a superintendente da Rádio Tabajara, radialista Maria Eduarda Santos, primeira mulher a dirigir a rádio e até aqui na gestão mais duradoura, seis anos. 
 
A Rádio Tabajara foi fundada pelo governador Argemiro Figueiredo e sua sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com Praça João Pessoa, de 1937 até meados da década de 1980. Por alguns anos, a rádio se instalou em um endereço na Avenida João Machado e em 9 de agosto de 1985 o governador Wilson Braga inaugurou a sede atual no Corredor da Pedro II, nas imediações da sede do Ibama.
 
Na chamada época de ouro do rádio – décadas de 1940 a 1960 – as emissoras tinham auditórios onde o público comparecia e assistia programas ao vivo com atrações artísticas nacionais e internacionais. No palco da antiga PRI-4 cantaram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva, a internacional Orquestra de Tommy Dorsey, o cantor mexicano Bievenido Grande, dentre outros nomes da música brasileira e estrangeira.
 
O comentarista esportivo Ivan Bezerra, 85 anos de idade, ingressou na Tabajara em 1952, portanto está no emissora há 65 anos, um recorde nacional, talvez até mundial. Dos ícones dos anos 1970 estão em plena atividade na rádio os radialistas Airton José, o “Bolinha”, Jadir Camargo, que também é cantor, e Sérgio de Andrade.
 
No decorrer desses 80 anos, muitos profissionais marcaram seus nomes na radiofonia paraibana em diferentes épocas, a exemplo dos locutores Jonildo Cavalcanti, Carlos Antonio, Geraldo Cavalcanti, Paulo Rosendo, Eudes Moacir Toscano, Ernani Norat, Lenilson Guedes, Nakamura Black, Assis Mangueira, Ana Paula, Claudete Andrade, Germano Barbosa, João de Souza, Adamastor Chaves. Os irmãos Ipojuca e Paulo Pontes atuaram nos anos 1960 como produtores de programas.
 
Por oito anos, a Orquestra Tabajara, sob a regência do maestro Severino Araújo foi sucesso de audiência em programas ao vivo. Durante 30 anos o poeta repentista Otacílio Batista cantou e encantou com seu repente ao som da viola.
 
Em geral, os governadores nomeiam jornalistas para dirigir a Tabajara. Por sua direção já passaram Abelardo Jurema, Carlos Romero, Adalberto Barreto, Antonio Barreto Neto, Biu Ramos, Petrônio Souto, Paulo Santos, Carlos Aranha, Gilson Souto Maior, Genésio de Souza, além do cineasta Linduarte Noronha. Em agosto de 1999, foi inaugurada a Rádio Tabajara FM 105.5.
 
Rádio vai lançar livro sobre sua história
 
Ainda dentro das comemorações dos 80 anos da rádio oficial o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Institucional e Editora A União, lançará, em maio, a coletânea “Rádio Tabajara, Patrimônio Cultural da Paraíba”. A obra idealizada e organizada pelo jornalista Josélio Carneiro, que é repórter da Tabajara desde 1989 e está à disposição da Secretaria de Comunicação da Paraíba (Secom-PB), desde 1995, está em fase de diagramação.
 
O livro contém em 150 páginas dezenas de depoimentos e entrevistas ilustradas por mais de 100 fotografias - muitas inéditas. O texto de apresentação da obra é do secretário Luis Tôrres. O jornalista Nakamura Black assina o prefácio e a revisão. O deputado Hervázio Bezerra é autor de um projeto de lei que objetiva oficializar o título de Patrimônio Cultural da Paraíba à Rádio Tabajara.
 
Com informações da Assessoria de Comunicação

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16834-radio-tabajara-am-completa-80-anos-em-joao-pessoa