Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017 @ 17:09

Gired decide adiar apagão analógico no interior de São Paulo e no Nordeste

Brasília – Reunião foi realizada nesta quarta-feira em Brasília

Publicidade
O órgão que reúne emissoras de TV, companhias telefônicas e membros do governo, o Gired decidiu nesta quarta-feira (19) em reunião em Brasília adiar o apagão analógico nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Franca e Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Foram mantidos os cronogramas para o Rio de Janeiro, Recife e Vitória. A medida também pode atrasar a migração das rádios AMs para o chamado dial estendido nessas regiões.
 
adstexto
 
Previsto para ocorrer em 26 de julho, o desligamento dos transmissores de TV analógica em Salvador e Fortaleza foi remarcado para setembro. Em Belo Horizonte, foi adiado para novembro. No interior de São Paulo, o apagão ocorreria em 27 de setembro. Ficou para o final de novembro.
 
O adiamento foi pedido pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), ligada às companhias telefônicas, que têm interesse no processo porque vão explorar com telefinia móvel as frequências a serem desocupadas pelas emissoras.
 
A EAD argumentou que não tem condições de distribuir os 5 milhões de kits conversores previstos para essas cidades até o final do ano. Esses kits contêm antena e conversor do sinal digital para televisores analógicos e são financiados pelas empresas telefônicas que irão herdar os canais das TVs.
 
Devem ser distribuídos a todos os beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, reduzindo ao mínimo possível a população sem acesso à TV após o apagão analógico.
 
Apesar do adiamento, foi mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE em 2018.
 
Emissoras de TV também defenderam a mudança no calendário devido a "problemas técnicos" para a instalação de transmissores digitais em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Afiliada do SBT, a TV Alterosa está com a digitalização atrasada. A Globo de Minas informa que falta instalar alguns retransmissores digitais. A Abratel, entidade que representa a Record, foi contra o adiamento.
 
A EAD também queria postergar o apagão analógico no Recife, mas o Gired manteve a previsão para 26 julho. O desligamento nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Vitória foi mantido para 25 de outubro.
 
Para ter efeito, a decisão do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) ainda depende de portaria do ministro Gilberto Kassab (de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A tendência é o ministro acatá-la.
 
A TV analógica já foi desligada no Distrito Federal, em novembro, e na Grande São Paulo, em 29 de março. A próxima cidade será Goiânia, no final de maio.
 
Com informações do UOL

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17320-gired-decide-adiar-apagao-analogico-no-interior-de-sao-paulo-e-no-nordeste