Terça-Feira, 25 de Abril de 2017 @ 09:24

Rádio Guaíba recebe homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre pelos seus 60 anos

Porto Alegre – Vereadores usaram a tribuna para homenagear a emissora

Publicidade
A Rádio Guaíba AM 720 de Porto Alegre recebeu nesta segunda-feira (24), uma homenagem pela passagem dos 60 anos em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal. Fundada por Breno Caldas em abril de 1957, a emissora, integrante da Companhia Jornalística Caldas Júnior, festeja aniversário no domingo, 30 de abril. A proposição partiu do vereador Thiago Duarte (DEM). O evento, realizado após a transmissão do programa Esfera Pública, direto do Plenário Otávio Rocha, na Câmara, contou com a presença do diretor da empresa, Luciano Araújo da Silveira, e dos jornalistas Cristiano Silva e Juremir Machado da Silva.
 
adstexto
 
Em nome da Mesa Diretora da Câmara, o vereador lembrou momentos e programas marcantes da emissora, como o Correspondente Renner (hoje Badesul), apresentado durante 46 anos pelo jornalista Milton Ferreti Jung (pai do jornalista Milton Jung, da Rede CBN), e a transmissão dos sinais do espaço enviados pela nave soviética Sputnik, em 1957. Thiago mencionou também o protagonismo da emissora em transmissões da área esportiva. “Ainda em 1957 ela entrou para o mundo esportivo com o Campeonato Gaúcho e, em 1958, cobriu a Copa do Mundo da Suécia, onde iniciou a referência ao slogan ‘A Rádio de Todas as Copas’”, destacou.
 
Na tribuna e em apartes, diversos vereadores de diferentes partidos prestaram homenagens à Rádio Guaíba. Dentre a trajetória da emissora, os vereadores destacaram a formação da Rede da Legalidade, onde o então governador Leonel Brizola defendeu a posse de João Goulart como presidente em 1961, coberturas esportivas e políticas como as Diretas Já e os processos de impeachment dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff.
 
Agradecendo aos vereadores pela homenagem, o diretor-executivo Luciano Araújo dividiu a honraria com todos os funcionários da emissora. “Sabemos o quanto é difícil manter a programação no ar. Muitas vezes o profissional precisa deixar a família, viajar, mas é pela força de todos eles que tem se tornado possível manter nossa qualidade”, declarou Araújo, que recebeu do Legislativo um diploma em homenagem aos 60 anos da Guaíba.
 
Outros vereadores da Capital também celebraram o aniversário da emissora. Mônica Leal (PP) disse que a Guaíba é um patrimônio rio-grandense. “São 60 anos de prestação de serviço, utilidade pública e cobertura dos fatos através de seus microfones”, atestou a vereadora, descrevendo a entidade como um exemplo de tradição e referência. “Mesmo atravessando mudanças na administração, ela sempre se manteve sólida, cumprindo sua missão de repassar a verdade dos fatos aos ‘guaibeiros’”, garantiu.
 
Na mesma linha, Rodrigo Maroni (PR) reiterou a importância da Rádio Guaíba e do jornal Correio do Povo, que também integra a Caldas Júnior. “Infelizmente, muitos outros jornais ainda são panfletários, e participam de uma lógica que não é democrática”, expôs, parabenizando os veículos do grupo pela independência. “Na Guaíba é diferente, pois todos sentem-se contemplados em aspectos de opinião”, ressaltou o parlamentar.
 
Também prestaram homenagem à emissora, em apartes, os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Dr. Goulart (PTB), Mendes Ribeiro (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Airto Ferronato (PSB), José Freitas (PRB), Roberto Robaina (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Tarciso Flecha Negra (PSD), Idenir Cecchim (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), Cassiá Carpes (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Felipe Camozzato (Novo), Mauro Pinheiro (Rede) e Cláudio Janta (SD).

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17343-radio-guaiba-recebe-homenagem-da-camara-municipal-de-porto-alegre-pelos-seus-60-anos