Sábado, 06 de Maio de 2017 @ 10:24

Rádio Guaíba completa 60 anos operando em Porto Alegre

Porto Alegre – Emissora é uma das mais tradicionais do país

Publicidade
A Rádio Guaíba AM 720 de Porto Alegre comemorou aniversário no último dia 30. A emissora (que conta com programação voltada ao jornalismo gaúcho e nacional) completou 60 anos contando com uma grande história na radiodifusão nacional. A rádio transmitiu diversos momentos da história brasileira e gaúcha. Em homenagem ao aniversário, a rádio está executando chamadas com áudios históricos em sua programação.
 
adstexto
 
Fundada em 1957, a Rádio Guaíba teve desde o início a clareza exata do seu posicionamento e por isso logo se transformou em uma das principais emissoras gaúchas e uma das mais importantes do país, sendo pioneira em um modelo de radiojornalismo. A rádio foi criada nas redações do Correio do Povo e da Folha da Tarde e se transformou em referência, conhecida como o “estilo Guaíba”. A inauguração foi no Teatro São Pedro, e o diretor de jornalismo, Arlindo Pasqualini, fez o discurso que definiu o padrão a ser implantado.
 
Em fevereiro de 2007, o empresário Renato Ribeiro, proprietário da Empresa Jornalística Caldas Jr., vendeu as concessões da Rádio Guaíba AM, da Rádio Guaíba FM 101.3 e da TV Guaíba para a Igreja Universal, em Porto Alegre. Especulou-se, há época, que o negócio foi fechado por cerca de R$ 100 milhões.
 
No último dia 24 a emissora recebeu uma homenagem pela passagem dos 60 anos em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento, realizado após a transmissão do programa Esfera Pública, direto do Plenário Otávio Rocha, na Câmara, contou com a presença do diretor da empresa, Luciano Araújo da Silveira, e dos jornalistas Cristiano Silva e Juremir Machado da Silva.
 
Em nome da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Thiago Duarte (DEM) lembrou momentos e programas marcantes da emissora, como o Correspondente Renner (hoje Badesul), apresentado durante 46 anos pelo jornalista Milton Ferreti Jung (pai do jornalista Milton Jung, da Rede CBN), e a transmissão dos sinais do espaço enviados pela nave soviética Sputnik, em 1957. Thiago mencionou também o protagonismo da emissora em transmissões da área esportiva. “Ainda em 1957 ela entrou para o mundo esportivo com o Campeonato Gaúcho e, em 1958, cobriu a Copa do Mundo da Suécia, onde iniciou a referência ao slogan ‘A Rádio de Todas as Copas’”, destacou.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17410-radio-guaiba-completa-60-anos-operando-em-porto-alegre