Segunda-Feira, 08 de Maio de 2017 @ 17:03

Kantar Media aponta que maioria prefere publicidade em plataformas tradicionais

São Paulo – Levantamento foi feito com consumidores em cinco mercados pelo mundo

Publicidade
De acordo com levantamento da Kantar Media, os meios digitais e tradicionais coexistem no mundo dos adultos conectados. O instituto analisou o comportamento dos consumidores em cinco mercados pelo mundo (Brasil, China, França, Reino Unido e Estados Unidos) e chegou à conclusão de que 50% dos entrevistados acessam as mídias online pelo menos uma vez por dia.
 
adstexto
 
A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados consideram “publicidade” o que é veiculado no rádio, em sites, na TV e impressos. Já para 67%, publicidade são patrocínios veiculados em programas de rádio e TV. Outro dado importante que envolve o Rádio é que 91% dos 5.213 entrevistados nos cinco mercados ouvem rádio e 68% ouvem rádio on-line. 
 
Além disso, este público continua lendo, vendo e ouvindo conteúdo através de formatos já estabelecidos. “A visão do público em relação à publicidade varia de acordo com a forma de mídia usada pelas marcas”, afirma Orlando Lopes, CEO da Kantar IBOPE Media. 
 
Uma parcela relevante dos consumidores percebe de forma mais positiva a publicidade em plataformas tradicionais do que nos formatos online: 75% dos entrevistados declararam gostar, achar divertido ou não se incomodar com publicidade offline. Esse número cai para 61% quando se trata de anúncios online. 
 
“Consumidores são geralmente receptivos à publicidade, mas o impacto excessivo em plataformas digitais enfraquece os esforços de marketing das marcas; 71% dos entrevistados afirmam que veem o mesmo anúncio diversas vezes e os consideram repetitivos. A frequência excessiva e o uso não sofisticado de redirecionamento, para entrar em contato com aqueles que já compraram, podem ser algumas das razões pelas quais 20% dos adultos conectados optam pelo uso de bloqueadores de anúncios”, explica Orlando.
 
As informações fazem parte do Dimension, novo estudo internacional da Kantar Media sobre as atitudes dos consumidores e do mercado publicitário. Para este levantamento, a Kantar Media entrevistou 5.213 “adultos conectados” (maiores de 18 anos) nos cinco maiores mercados publicitários do mundo: Brasil (1.097 entrevistados), China (1.067), França (1.000), Reino Unido (1.035) e Estados Unidos (1.014). Foram considerados “adultos conectados”, pessoas com acesso à internet por computador/laptop (em casa ou no trabalho) e por dispositivo móvel pessoal (smartphone ou tablet).
 
As entrevistas foram conduzidas pela Lightspeed, em nome da Kantar Media, entre 19 de outubro e 14 de dezembro de 2016. Todas as entrevistas foram realizadas pelo método CAWI (entrevista web assistida por computador). 
 
A Kantar Media também entrevistou 40 líderes de indústria baseados no Brasil (12), França (9), Reino Unido (12) e Estados Unidos (7). Muitos têm papéis globais ou regionais que abrangem uma área geográfica maior do que a base original. 14 líderes são ligados a agências (publicitárias, mídia ou RP), 10 são anunciantes, nove são proprietários de empresas de mídia, e sete são ligados a organizações de ad-tech e trade.
 
Com informações do Kantar Ibope Media

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17416-kantar-media-aponta-que-maioria-prefere-publicidade-em-plataformas-tradicionais