Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017 @ 18:59

98 FM usa dispositivo que sobrepõe o seu sinal em FM para alertar motoristas sobre ciclistas

Belo Horizonte - Projeto “Safety Bike Radio” utiliza ondas de rádio para auxiliar ciclistas na prevenção de acidentes

Publicidade
Um projeto pioneiro a favor da segurança no trânsito foi abraçado pela 98 FM 98.3 de Belo Horizonte, chamado de “Safety Bike Radio”. Um dispositivo que utiliza ondas de rádio alerta motoristas sobre a presença de ciclistas nas proximidades. O sistema interfere da recepção do sinal da 98 FM no rádio do motorista, conforme o ciclista se aproxima. Mensagens pré-gravadas como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura” ou “ciclistas à frente” passam a ser captadas em 98.3 FM.
 
adstexto
 
O sistema foi desenvolvido em parceria pela agência de publicidade Isobar Brasil e o laboratório de inovação BSB Fab Lab, de Brasília, sendo abraçado pela 98 FM de Belo Horizonte. O dispositivo é prático e pode ser incorporado na bicicleta do ciclista que aderir o projeto, inclusive sendo possível utilizar até na garrafinha d´água (indicado pelo material do projeto). É a partir dele que é emitido o sinal que interfere no áudio da 98.3 FM, transmitindo as mensagens pré-gravadas através dessa transmissão em baixa potência.
 
O “Safety Bike Radio” permite também que o ciclista personalize as mensagens emitidas, podendo alterar o material pré-gravado. O sistema possuí licença gratuita e o usuário é quem monta o seu próprio “Safety Bike Radio”, adquirindo o material necessário pelo custo de R$110,00. O material compreende uma plataforma de programação de código aberto (Arduino), algumas peças eletrônicas e uma garrafinha d´água. 
 
Um material em vídeo explica o funcionamento do sistema e também convida outras emissoras em FM do Brasil a aderirem a ideia. 
 
Clique no link a seguir ou na imagem logo abaixo para assistir o vídeo do projeto https://vimeo.com/215251247
 
 
Colaboração de Luiz Fernando da Silva / Com informações do portal Ativo.com
 
Sinal da 98.3 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da 98 FM na Grande Belo Horizonte e arredores. Escolha: Grande Belo Horizonte, Oeste de Minas Gerais e/ou Vale do Aço.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17491-98-fm-usa-dispositivo-que-sobrepoe-o-seu-sinal-em-fm-para-alertar-motoristas-sobre-ciclistas