Segunda-Feira, 05 de Junho de 2017 @ 13:07

MCTIC realiza cerimônia de assinatura para migrantes no Paraná

Curitiba - 45 emissoras assinaram o termo aditivo que autoriza a mudança de frequência. São Paulo será no dia 23

Publicidade
Quarenta e cinco emissoras de rádio do Paraná deram um importante passo para a migração de AM para FM, na manhã desta segunda-feira (5). Em evento no Palácio Iguaçu, na capital, os radiodifusores assinaram com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o termo aditivo que garante a mudança de faixa. São Paulo também terá a cerimônia, prevista para o dia 23.
 
adstexto
 
A mudança é uma reivindicação dos radiodifusores de todo o país, que com o crescimento urbano vêm sofrendo com a perda de estabilidade do sinal. Participaram da solenidade, o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o Governador do Paraná, Beto Richa, o presidente da AERP, Alexandre Barros, o presidente do SERT/PR, Caique Agustini, o membro do Conselho de Administração da ABERT, Daniel Pimentel Slaviero, além dos radiodifusores e empresários do meio. 
 
Radiodifusores paranaense assinam os contratos da migração AM-FM / foto: AERP
 
Durante o evento, os proprietários das emissoras assinaram o termo aditivo que adapta as outorgas de concessão e autoriza a mudança de frequência. O ministro Gilberto Kassab ressaltou que a migração de AM para FM irá trazer mais confiança e investimentos, que se transformarão em informação com maior qualidade. "A modernização permite, além de um som de melhor qualidade, mais segurança para que os radiodifusores possam investir mais”, ressaltou. 
 
Segundo o governador Beto Richa, há bastante tempo o estado está em sintonia com os interesses da radiodifusão. “Em 2015 foi lançado, pela Fomento Paraná, uma linha de crédito que possibilita com esses recursos da migração e amodernização das rádios do Paraná. Inclusive com a digitalização podemos modernizar e garantir mais qualidade na radiodifusão em todo o pais.
 
Também prestigiaram a solenidade a vice-governadora, Cida Borghetti; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o deputado federal,  Sandro Alex; o presidente do BRDE, Orlando Pessuti e os ex-presidentes da Aerp Paulo Pimentel (ex-governador do Paraná) e Dr. João Lydio Seiler Bettega.
 
Alexandre Barros (presidente da AERP) ao lado de Beto Richa (governador paranaense) durante a cerimônia de assinatura do termo aditivo da migração AM-FM / foto: AERP
 
Maior faturamento
 
A migração para a frequência FM é uma reivindicação dos radiodifusores de todo o país. “A mudança de faixa garante mais qualidade do sinal e a possibilidade de sintonia em celulares e tablets, os quais podem gerar melhores resultados em audiência e faturamento. Além disso, reforça o nosso trabalho de valorização do meio rádio, democrático, gratuito e acessível a todos", afirmou o presidente da AERP, Alexandre Barros.
 
Para o presidente do SERT/PR, Caique Agustini o meio rádio e o ouvinte irão ganhar. “A migração da faixa AM para FM revigora a força do rádio. Os ouvintes irão ganhar com mais qualidade de áudio e diversidade de conteúdo", frisou. 
 
O tudoradio.com fez um levantamento recentemente sobre as migrantes que já estão no ar por todo o Brasil. 
 
Com informações da AERP e colaboração de Daniel Starck

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17591-mctic-realiza-cerimonia-de-assinatura-para-migrantes-no-parana