Sexta-Feira, 09 de Junho de 2017 @ 13:03

Rádio Difusora inicia suas operações em FM na região de Poços de Caldas e amplia ocupação da “faixa 90”

Poços de Caldas - Migrante AM-FM é captada entre o sul de Minas Gerais e o leste do estado de São Paulo

Publicidade
Mais uma migrante AM-FM iniciou as suas operações em território mineiro. Trata-se da Rádio Difusora FM 90.3 de Poços de Caldas, emissora originada na frequência 1250 AM. A nova estação foi captada por vários radionautas colaboradores do tudoradio.com residentes nas regiões de Poços de Caldas, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu (essas duas últimas são áreas do território paulista). A Rádio Difusora já promove a sua nova frequência, com menções no ar, atualização de seu logotipo e publicações na internet.
 
adstexto
 
O processo de migração AM-FM da Rádio Difusora possibilitou que ela ocupasse o canal 90.3 FM, sendo uma estação de classe A4 de operação. A topografia da cidade (todas as FMs estão instaladas em uma altitude acima dos 1600 metros) possibilita que as emissoras locais cubram uma área considerável entre o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo. O sinal da emissora só não “viaja” mais sentido território paulista devido a presença da Vox 90 FM 90.3 de Americana, que impede a propagação da Rádio Difusora já na altura da região de Mogi Guaçu.
 
Ao migrar, a Rádio Difusora manteve o seu perfil original de programação, com jornalismo (local e rede) e esportes (transmissão de jogos de futebol). A emissora segue afiliada à rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo.
 
O inicio das transmissões em 90.3 FM ocorreu nesta semana, com registros a partir do último dia 7.
 
Novidades na “faixa 90” do FM
 
De nenhuma emissora local, a “faixa 90” do dial FM de Poços de Caldas passou a contar com duas emissoras. Além da recém-inaugurada Rádio Difusora em 90.3 FM, a cidade passou a contar com a Jovem Pan FM 90.9. O inicio das transmissões na “faixa 90” aconteceu no início de maio, fruto do aumento de potência (mudança de classe) da afiliada da rede paulista (que antes operava em 104.1 FM).
 
E vale a lembrança de que as “vizinhas de dial” (Difusora e Jovem Pan) são controladas localmente pelo mesmo grupo de comunicação.
 
Migração AM-FM
 
O processo está evoluindo pelo Brasil, principalmente para as migrantes AM-FM que contam com espaços no “FM convencional” (faixa de 88.1 FM a 107.9 FM). Recentemente o portal tudoradio.com acompanhou a atualização desse panorama através do evento “SET Sul 2017”, onde foi destacado que não ocorrerão mais aumentos de potência na faixa FM “convencional”.
 
Colaborações de Leandro Renato e Fernando de Lucas.
 
Sinal da 90.3 FM - Ouça on-line e veja o atual alcance de sinal da Rádio Difusora entre o sul de Minas e o Leste paulista. Escolha: Sul de Minas Gerais / Região de Poços de Caldas, Circuito das Águas e/ou Leste de São Paulo.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17624-radio-difusora-inicia-suas-operacoes-em-fm-na-regiao-de-pocos-de-caldas-e-amplia-ocupacao-da-faixa-90