Quinta-Feira, 13 de Julho de 2017 @ 07:44

Panorama: "Rádio é mais popular nos EUA do que você imagina" destaca portal americano

São Paulo - Publicação afirma que o aumento no consumo "on demand" parece não afetar o rádio FM/AM 

Publicidade
Mais uma publicação norte-americana chama a atenção para o desempenho positivo do meio rádio nos Estados Unidos. Líder em alcance entre todas as plataformas, o rádio FM/AM parece não ser afetado pelo aumento do consumo de "novas mídias", com destaque para o "streaming". A afirmação é baseada em um relatório da Nielsen, destacada pela publicação online Business Insider, que destaca que "o rádio nos EUA é mais popular do que você pode imaginar".
 
adstexto
 
No quarto quadrimestre de 2016, o rádio chegou a 93% de alcance nos Estados Unidos segundo a Nielsen, superior aos 89% da televisão, 83% dos smartphones, 50% dos PCs e 37% dos Tablets. O portal Business Insider destaca que a "possível morte lenta" das "antigas mídias" chega a ser uma afirmação comum, mas ela pode ser imprudente em relação ao rádio, se apoiando no seguinte dado: Cerca de 228 milhões de adultos nos EUA escutaram rádio de alguma forma em pelo menos uma vez por semana no quarto trimestre de 2016, segundo o relatório.
 
A publicação mostra, por exemplo, que o rádio, não smartphones ou PCs, atinge mais norte-americanos há cada semana do que qualquer outra plataforma de mídia, de acordo com um recente relatório Nielsen traçado para nós pela Statista. Porém lembra que a campeã de tempo gasto entre a população dos Estados Unidos segue sendo a televisão e que o smartphone está em franca expansão (cresceu 9% em consumo em um ano).
 
O portal Business Insider afirma que o crescimento de novas mídias como "streaming / on demand" pode não impactar na diminuição do consumo de rádio FM/AM nos Estados Unidos. A publicação também destaca que "a maior parte deste uso de rádio vem de pessoas em carros", algo que também sugere (segundo a publicação) que outra narrativa comum atualmente, a de "morte do carro", ainda pode ser "um pouco prematura".
 
Vale lembrar que o conteúdo de rádio também conta com franca expansão nas plataformas virtuais, impulsionado por "caixas inteligentes" (aquelas que se conectam a qualquer aparelho via Bluetooth, por exemplo), aplicativos em smartphones, portais de internet, ativação da recepção FM em celulares, entre outros formatos. Esse alcance do rádio nos EUA (93%) é relacionado exclusivamente a audiência "off-line", ou seja, via FM ou AM.
 
E o Brasil?
 
O portal tudoradio.com já publicou em várias oportunidades sobre o alcance de 89% do meio rádio nas principais regiões metropolitanas do Brasil, com base em estudos realizados pelo Kantar Ibope Media. O caso norte-americano se assemelha ao Brasil não apenas nos números, mas também nas particularidades geográficas e de consumo dos dois países: os dois contam com um elevado número de estações ativas (a maioria de caráter comercial, ou seja, visam audiência e faturamento), complexas atras metropolitanas e extensões continentais de seus territórios. E, como de costume, o que acontece nos hábitos de consumo norte-americano pode significar uma tendência futura para o panorama brasileiro. 
 
E, a favor do rádio brasileiro, a presença da recepção FM em smartphones é superior ao panorama dos Estados Unidos, já que no mercado norte-americano a líder de mercado nessa área é a Apple (cujo o smartphone iPhone não conta com a recepção FM ativa, apesar de possuir o chip). 
 
O tudoradio.com seguirá informando sobre essa movimentação no consumo do rádio e de outras mídias, conforme os dados no Brasil, Estados Unidos e outros países forem atualizados.
 
Com informações da Nielsen e do Business Insider

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17826-panorama-radio-e-mais-popular-nos-eua-do-que-voce-imagina-destaca-portal-americano