Quinta-Feira, 03 de Agosto de 2017 @ 07:43

Exclusivo: Nativa FM mantém a liderança de audiência em São José dos Campos

São José dos Campos - Ótima FM também se destaca e persegue a líder geral no principal mercado do Vale do Paraíba

Publicidade
Em junho passado o mercado FM de São José dos Campos, um dos principais centros econômicos e populacionais do interior do Brasil, acompanhou uma atualização do panorama da audiência FM local, através de uma nova pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. A cidade, apesar do seu porte, não conta com medições regulares, ou seja, a atualização do cenário FM local acontece esporadicamente. Acompanhe o panorama da última medição válida (05/06 a 12/06 - todos os dias e locais, 05h-00h).
 
adstexto
 
Isoladas no topo
 
O que não muda em São José dos Campos é a liderança geral da Nativa FM 97.5. A emissora continua na primeira colocação no período 05h-00h (todos os dias e locais), posição defendida pela rádio do Grupo Bandeirantes de Comunicação desde 2008, ano de seu lançamento no Vale do Paraíba. São cerca de 23 mil ouvintes por minuto, o que a posiciona entre as FMs de maior volume de audiência no interior do país. 
 
Já a novidade fica por conta do desempenho da Ótima FM 90.3, emissora que assumiu a vice-liderança geral já em 2015 (logo nos seus primeiros anos de atuação local) e hoje oferece uma disputa acirrada pela liderança com a Nativa FM. As duas estações estão acima dos 20 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais), sendo o melhor desempenho já alcançado pela Ótima FM desde a sua estreia em São José dos Campos, ocorrida em 2013.
 
Vale destacar que as médias de audiências (ouvintes por minuto) das duas lideres são superiores às marcas alcançadas por elas na pesquisa realizada em 2015 pelo Ibope Media.
 
Mais destaques
 
Band Vale FM 102.9 (indicada como terceiro geral, rádio de perfil adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 94.3 (líder local no jovem/pop) também se destacaram no 05h-00h (todos os dias e locais), aparecendo na sequência do ranking. Porém, grande parte das emissoras medidas não assinaram a medição, ou seja, a posição dessas rádios não é indicada oficialmente ao mercado. De qualquer forma vale a informação de que o volume de audiência das duas FMs também é superior à marca obtidas por elas em 2015.
 
Rádios como Band FM 103.9 (uma das novidades no mercado de São José dos Campos), Antena 1 FM 89.3 e Transcontinental FM 104.7 (Mogi das Cruzes - conta com sintonia local em parte do Vale do Paraíba) também aparecem entre as 10 mais ouvidas no 05h-00h (todos os dias e locais). No geral, 22 FMs foram medidas na atual pesquisa do Kantar Ibope Media em São José dos Campos
 
Maior que Campinas
 
O mercado de São José dos Campos também chama a atenção por registrar um volume de audiência superior ao de Campinas, cidade mais populosa do interior paulista. Fato semelhante também foi observado na medição de Ribeirão Preto (esta que conta com o “entorno” - medição regional - adicionada à pesquisa). Os tetos de audiência das lideres em São José dos Campos também são superiores ao de Campinas, este que por sua vez conta com mais rádios próximas entre si na disputa por posições no “top 10”.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de emissoras em FM sintonizadas em São José dos Campos: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17954-exclusivo-nativa-fm-mantem-a-lideranca-de-audiencia-em-sao-jose-dos-campos