Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2017 @ 07:45

Exclusivo: Ouro Verde FM chega no “top 5” em Curitiba. 98 FM e Jovem Pan FM se aproximam das líderes

Curitiba - Massa FM continua isolada no topo e Caiobá FM sustenta a vice-liderança geral no FM curitibano

Publicidade
O meio FM de Curitiba e região metropolitana acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. E o rádio curitibano conta com uma situação curiosa no “topo do ranking”, com quatro FMs relativamente próximas entre si (a diferença entre a líder e a quarta colocada é inferior a 5 mil ouvintes na média por minuto). Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre maio a julho/2017 - FM+WEB):
 
adstexto
 
Próximas
 
A movimentação atual “embolou” a disputa por colocações no topo do ranking FM na Grande Curitiba. São quatro rádios próximas entre si, com base no período 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Mesmo com a aproximação de mais rádios, a Massa FM 97.7 viu aumentar a distância para a segunda colocada na comparação com a pesquisa anterior, mantendo a rádio isolada no topo dos principais períodos. Trata-se do 53º resultado consecutivo que a FM mantém a liderança em Curitiba no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB).
 
Rádios como 98 FM 98.9 e Jovem Pan FM 103.9 variaram de forma positiva na medição geral, fato que aproximou as duas emissoras em relação ao topo do ranking. E a disputa entre a vice-líder geral Caiobá FM 102.3 e 98 FM ficou acirrada, rádios que também não estão distantes da Massa FM. Outro detalhe: a Jovem Pan FM (líder no jovem/pop) fecha esse “pelotão”, ou seja, há uma distância considerável que separa as quatro primeiras colocadas em relação às demais FMs medidas no ranking.
 
Avançou
 
A Ouro Verde FM 105.5 aparece entre os principais destaques da atual pesquisa. Em nova fase, a emissora de perfil adulto-contemporâneo voltou para o “top 5” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), posição que a FM não ocupava há algum tempo na Grande Curitiba. A 105.5 FM apresentou uma forte variação positiva em sua média de audiência, avançando assim três colocações.
 
Disputa pesada
 
A briga por uma posição no “top 5” está mais acirrada do que pelo topo do ranking FM na Grande Curitiba. A diferença entre as rádios Ouro Verde FM, Clube FM 101.5, BandNews FM 96.3 e Gospel FM 89.3 é pequena, com destaque para a também variação positiva vista na média de audiência da Clube FM. E na sequência as rádios Transamérica FM 100.3 e Mundo Livre FM 93.9 aparecem relativamente próximas desse “pelotão” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Uma novidade no ranking é a presença da novata Evangelizar FM 99.5, rádio que já aparece em 12º no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). A CBN FM 90.1 segue como a emissora mais próxima do “top 10” nesse mesmo período.
 
Cerca de 25 FMs são acompanhadas na Grande Curitiba pela medição realizada pelo Kantar Ibope Media
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18004-exclusivo-ouro-verde-fm-chega-no-top-5-em-curitiba-98-fm-e-jovem-pan-fm-se-aproximam-das-lideres