Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017 @ 07:46

Exclusivo: Kiss FM e 89 A Rádio Rock avançam em São Paulo. Band FM dispara no topo

São Paulo - Rádio Disney retorna ao “top 10”. BandNews FM apresenta forte avanço

Publicidade
O rádio de São Paulo acompanhou ontem (11) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a pesquisa passada, o FM paulistano oscilou de forma negativa na média de audiência, após crescimentos consecutivos. Mesmo com a movimentação, várias FMs se destacaram ao apresentarem crescimentos expressivos. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre junho a agosto-2017):
 
adstexto
 
Sozinha
 
A Band FM 96.1 vive o seu melhor momento no topo do ranking FM nos principais períodos da medição. A afirmação é com base no desempenho da atual líder (que oscilou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior em sua média de audiência) aliado à oscilação do meio FM nessa atual medição. A movimentação ampliou a vantagem da Band FM para as demais FMs no ranking geral, além da 96.1 FM cravar uma marca superior a 207 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB).
 
Na sequência o ranking no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB) conta com as rádios Nativa FM 95.3, Transcontinental FM 104.7 e Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo na Grande São Paulo). A 104.7 FM oscilou positivamente no ranking, enquanto a Alpha FM está estável na medição no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB). Isso deixou as três emissoras mais próximas na pesquisa atual.
 
Mais destaques
 
A 89 A Rádio Rock FM 89.1 obteve mais um avanço em sua média de audiência e cravou na atual pesquisa a sua melhor marca de audiência em relação aos índices registrados pela FM nos últimos meses. Com isso a 89.1 FM se aproximou da 105 FM 105.1, sétima colocada geral no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB) e que também variou de forma positiva na pesquisa. 
 
Gazeta FM 88.1 (quinto geral) e Metropolitana FM 98.5 (sexto) estão estáveis na pesquisa, cada uma isolada em sua colocação no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB). As duas FMs também contam com médias superiores a 100 mil ouvintes por minuto nesse mesmo período. 
 
Definições nos detalhes
 
Existe uma grande movimentação entre a nona e a décima terceira colocação no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB), cuja distância entre as FMs é inferior a 4 mil ouvintes por minuto nesse período. A Kiss FM 102.1 apresentou um forte avanço na comparação com a medição anterior e entrou de vez nessa briga, travada também pelas rádios Top FM 104.1, Rádio Disney FM 91.3 (retornando ao “top 10”), Jovem Pan FM 100.9 e Mix FM 106.3 (nessa ordem - 05h/00h-todos os dias e locais, FM+WEB). A diferença entre Rádio Disney, Jovem Pan FM e Mix FM é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto (05h-00h/todos os dias/FM+WEB).
 
E para se ter uma ideia de como está “embolada” essa parte de destaque do ranking, conforme o período, sofre uma pequena alteração. Por exemplo: sem a audiência WEB, mas ainda no 05h-00h/todos os dias a ordem fica Top FM, Mix FM, Jovem Pan FM e Rádio Disney, também todas próximas no ranking. A ordem também é alterada em medições comerciais como o 07h-19h (segunda à sexta-feira/FM+WEB), com Top FM avançando à casa dos 100 mil ouvintes por minuto, seguida pela Mix FM, Rádio Disney,  Jovem Pan FM e Kiss FM.
 
E é possível considerar mais rádios nessa disputa no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB), já que a Feliz FM 92.9 (líder no segmento gospel), Antena 1 FM 94.7 (ganhou uma posição ao oscilar de forma positiva) e NOVABRASIL FM 89.7 aparecem logo na sequência, também todas próximas entre si neste período. Em resumo: a distância entre a Top FM e a NOVABRASIL FM é inferior a 10 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB), algo relativamente pequeno para o tamanho do mercado de São Paulo.
 
Novamente sobre a Kiss FM, a emissora cravou na atual medição a sua melhor marca de audiência na Grande São Paulo, considerando o número absoluto da média de ouvintes por minuto. No “comercial”, por exemplo, a 102.1 FM está próxima dos 100 mil ouvintes por minuto (07h-19h/segunda à sexta/FM+WEB).
 
Avanços
 
Outra emissora que também cravou uma de suas melhores marcas de audiência na Grande São Paulo foi a BandNews FM 96.9, emissora que se vê um pouco mais próxima de concorrentes como a CBN FM 90.5. A 96.9 FM apresentou uma forte variação em sua média de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB). Também foi observada mais uma variação positiva na média da Rádio Bandeirantes FM 90.9. As duas emissoras jornalísticas do Grupo Bandeirantes ganharam posições no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB).
 
As novatas Radio Melodia FM 92.5 (que já deixou o dial FM em agosto) e Rádio Globo FM 94.1 também avançaram no 05h-00h (todos os dias e locais / FM+WEB), mas ainda estão distantes do “top20” do FM paulistano.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18190-exclusivo-kiss-fm-e-89-a-radio-rock-avancam-em-sao-paulo-band-fm-dispara-no-topo