Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 @ 15:02

Exclusivo: Rádio Gaúcha influencia diretamente na forte alta do FM na Grande Porto Alegre

Porto Alegre - 104 FM, Atlântida, Rádio Caiçara, Mix FM e Farroupilha também avançam de forma significativa na capital gaúcha

Publicidade
O mercado de rádio FM da Grande Porto Alegre acompanhou uma forte alta nas médias de audiência na maioria das emissoras medidas pelo Kantar Ibope Media. Puxado pelas líderes, o meio FM gaúcho viu oscilações positivas significativas nas médias das emissoras, isso na comparação com o resultado anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre junho a agosto de 2017):
 
adstexto
 
Líderes em alta
 
A Rádio Gaúcha FM 93.7, líder geral no FM da Grande Porto Alegre, foi uma das principais responsáveis pela alta do meio FM local. A emissora apresentou uma forte variação positiva em sua média de audiência, superando a marca dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), fato que amplia o teto da pesquisa FM. A movimentação também ampliou a vantagem da emissora jornalística/esportiva no topo do ranking de audiência, lembrando que a Rádio Gaúcha tinha passado a conviver com uma maior concorrência pela liderança geral na Grande Porto Alegre nas medições passadas.
 
Importante destacar que a Rádio Gaúcha não foi a única que avançou de forma significativa. A 104 FM 104.1, vice-líder geral (isolada nessa condição) e primeira colocada entre as FMs musicais, apresentou uma considerável variação positiva em sua média de audiência na comparação com a pesquisa passada. A Atlântida FM 94.3 completa o “top 3” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), rádio que também melhorou a sua média e é seguida pelas emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (melhorou o seu índice e pulou para quarto geral neste período) e Mix FM 107.1 (oscilou de novo de forma positiva e crava uma de suas melhores marcas de audiência na capital gaúcha).
 
Mais destaques
 
A Rádio Farroupilha FM 92.1 continua com uma sequência positiva no ranking FM da Grande Porto Alegre e apresentou uma considerável variação em sua média de ouvintes por minuto. Isso a posicionou na sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e bem próxima do “top 3” (já que a diferença entre as emissoras que estão na sequência do ranking é pequena). Trata-se da melhor marca de audiência da FM desde as mudanças ocorridas a partir do segundo semestre de 2016. E na sequência está a líder no segmento adulto-contemporâneo: Continental FM 98.3 (que também oscilou de forma positiva na medição).
 
Em oitavo geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) está a Rádio 88,7 FM 88.7 de Novo Hamburgo. A emissora cravou novamente a sua melhor marca histórica de audiência na Grande Porto Alegre ao ampliar de forma significativa a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior. A 88,7 está bem próxima da Continental FM, rádio que também é seguida pela Rádio Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo (FM que também ampliou a sua média de audiência em relação à pesquisa passada).
 
A Antena 1 FM 89.3 fecha o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), emissora que também apresentou uma boa variação em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, ficando isolada em sua colocação. As emissoras Rádio Grenal FM 95.9 (avançou no ranking) e Rádio 102,3 FM 102.3 (também variou de forma positiva) são as estações mais próximas do “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Cerca de 32 FMs são acompanhadas na Grande Porto Alegre pela medição realizada pelo Kantar Ibope Media.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18253-exclusivo-radio-gaucha-influencia-diretamente-na-forte-alta-do-fm-na-grande-porto-alegre