Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2017 @ 09:23

Após Cultura FM, Grupo Gazeta inaugura a Vila Real FM em Cuiabá

Cuiabá – Estreia da rádio ocorreu às 8h desta segunda-feira (9)

Publicidade
O Grupo Gazeta de Comunicação realizou a inauguração e lançamento oficial da Vila Real FM 98.3 de Cuiabá, emissora migrante AM-FM que estava cotada para abrigar a programação da rede CBN. A rádio conta com programação voltada ao sertanejo, com espaço para a música raiz e os nomes que ajudaram a construir sua história de sucesso. Apesar da programação musical, a emissora vai manter o foco no jornalismo.
 
adstexto
 
Segundo o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, a opção por lançar uma rádio essencialmente sertaneja levou em conta aspectos como a projeção que o estilo conquistou não só em Mato Grosso, mas em âmbito de país. “Já há alguns anos o sertanejo é o segmento que mais leva público a shows, gira um PIB extraordinário e há cada dia mais e mais artistas nessa área. E nós temos um estado com muito agronegócio. É um estado agropecuário, que tem raízes muito mais próximas do sertanejo do que qualquer outro estilo musical”, argumenta.
 
Dorileo ressalta que serão contemplados tanto os grandes clássicos, o chamado sertanejo raiz, como as músicas mais atuais. “A programação foi muito bem delineada. Tem horários que você vai ter um percentual maior de músicas raiz, mais antigas, e horário que vai ter o sertanejo universitário, mais jovem, mas sem deixar de tocar os clássicos. Nós queremos fazer um resgate do pessoal que começou essa história lá atrás e ajudou o sertanejo a chegar neste momento especial”, explica. A decisão já se mostrou acertada, pois mesmo na fase experimental a repercussão foi a melhor possível, conta.
 
Ele cita como exemplo da proposta um programa que irá ao ar aos domingos, às 7h: “Seu Ídolo Não Morreu”. “É para não perdermos de vista artistas como Tião Carreiro, Zé Rico, Chico Rei, Léu (da dupla Liu & Léu) e tantos outros que fizeram sucesso e são precursores da música sertaneja de raiz, que nos deixaram e às vezes são esquecidos. Esse programa será dedicado a isso. Esse equilíbrio que estamos dando está fazendo a diferença. As pessoas estão gostando porque está contemplando todos os gostos”, reitera.
 
Outro diferencial apontado por Dorileo é a manutenção de um jornalismo ágil e de qualidade. De segunda a sexta, ele comanda as manhãs, das 7h às 11h, primeiro com Edivaldo Ribeiro como âncora, depois Michely Figueiredo, já bem conhecidos pelo trabalho realizado na antiga CBN. “Nós vamos praticar um jornalismo muito forte, de debate, de opinião e um jornalismo polêmico, sem abandonar a interatividade com o público”, adianta. Além da reportagem na rua, serão promovidos debates sobre os assuntos do momento, com comentaristas que serão acionados por telefone.
 
Outro diferencial, acrescenta Dorileo, é a qualidade e abrangência do sinal. “Nenhuma rádio no estado tem a potência e o alcance que ela vai ter. Ela vai ultrapassar os 400 km de Cuiabá, com uma qualidade excepcional”, destaca o presidente. Isso é importante, segundo ele, porque assim se poderá atingir o fazendeiro, o trabalhador da zona rural. “Estamos recebendo telefonemas de Tangará da Serra. Fui a Alto Taquari, cheguei perto de Rondonópolis e ouvia a rádio normalmente”, exemplifica.
 
A rádio operou em 98.3 FM em caráter experimental veiculando vinhetas identificando seu nome até este domingo (8). A emissora também conta com produção da AR15 Produções. O canal é o mais potente do estado, já que vai ocupar a classe E3 de potência.
 
Dorileo estima que tenham sido gastos cerca de R$ 1,5 milhão para deixar a Vila Real FM pronta para entrar no ar. Os estúdios foram reformados, ganharam mobiliário e equipamentos novos. Só de transmissores e antena foram R$ 1,2 milhão. “É uma rádio toda nova”, frisa.
 
Grupo também conta com a migrante Cultura FM
 
Além da Vila Real FM, o grupo também conta com a recém-inaugurada Cultura FM 90.7 de Cuiabá. A rádio é dedicada a um perfil de público adulto-contemporâneo das faixas A e B, além da Gazeta FM 99.9 também de Cuiabá. Com isso, o Grupo Gazeta passa a oferecer opções para diferentes segmentos de público. “Assim nós temos públicos bem definidos e poderemos ter uma atuação mais focada em cada uma delas”, salienta o vice-presidente comercial Carlos Dorileo. “Isso ajuda muito o comercial. Com um alcance e uma qualidade dessas você tem certeza do retorno, pois um número grande de pessoas é atingido. Você passa a ser um produto interessante para quem anuncia”, analisa.
 
Com informações do Folhamax
 
Sinal da 98.3 FM - Veja o alcance de sinal da Vila Real FM e de outras FMs na região de Cuiabá: clique aqui.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18354-apos-cultura-fm-grupo-gazeta-inaugura-a-vila-real-fm-em-cuiaba