Terça-Feira, 10 de Outubro de 2017 @ 10:58

Exclusivo: BH FM abre vantagem na liderança de audiência em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Mercado apresenta nova alta com a maioria das FMs ampliando a sua média de audiência 

Publicidade

O mercado FM de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. E a capital mineira segue com o rádio em alta: foi observada mais uma elevação da média de audiência no universo de ouvintes, comparando com os resultados anteriores. A maioria das rádios do “top 10” ampliaram os seus números em Belo Horizonte. Acompanhe os destaques 05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2017):

adstexto

Nova líder em alta

A BH FM 102.1 continua como o principal destaque da medição de audiência na Grande Belo Horizonte. A emissora apresentou mais um avanço em sua média de ouvintes por minuto, sendo um recorde para 102.1 FM nos últimos anos. Isso não só manteve a BHFM na liderança geral de períodos importantes como o (05h-00h FM+WEB/todos os dias e locais), como também ampliou a vantagem da rádio perante a segunda colocada geral.

Na sequência a Rádio Itatiaia FM 95.7 também aparece em alta ao ampliar a sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada, algo que ainda a mantém relativamente próxima da BH FM em períodos importantes como o 05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2017). 

A Liberdade FM 92.9 segue em terceiro geral e isolada nessa condição na Grande Belo Horizonte.

Mais destaques

Alvorada FM 94.9 (líder no adulto-contemporâneo e quarto lugar geral), Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop e sexto geral) e 98 FM 98.3 (sétimo geral, rádio que apresentou forte evolução em sua média) auxiliaram na alta do meio FM na Grande Belo Horizonte, ampliando as suas médias de audiência na comparação com a medição passada. O mesmo ocorreu com a Feliz FM 96.5, rádio que apresentou a sua melhor marca em Belo Horizonte e se consolidou em oitavo geral no 05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2017).

As concorrentes diretas Antena 1 FM 105.1 e CDL FM 102.9 completam o “top 10” na capital mineira e estão bem próximas entre si nos principais períodos da medição, sendo seguidas de perto pela Transamérica Hits FM 88.7. Também é destaque o avanço da CBN FM 106.1, rádio que melhorou a sua média de audiência e se aproxima do “top 10”.

Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante lembras que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência de Belo Horizonte e região metropolitana.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18363-exclusivo-bh-fm-abre-vantagem-na-lideranca-de-audiencia-em-belo-horizonte