Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2017 @ 07:48

Exclusivo: Líderes puxam a alta da audiência FM na Grande Curitiba

Curitiba - Massa FM amplia o “teto” da pesquisa. 98 FM, Caiobá e Ouro Verde FM apresentam forte alta 

Publicidade

O mercado de rádio de Curitiba e região metropolitana acompanhou mais uma melhora na média de audiência do meio FM, ou seja, o universo de ouvintes que consomem rádio FM na capital paranaense foi ampliado na comparação com a pesquisa anterior, sendo a segunda alta consecutiva. A pesquisa, realizada mensalmente pelo Kantar Ibope Media, também apontou um avanço nos índices de audiência das cinco primeiras colocadas.  (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2017):

adstexto 

Top 5 em alta 

As cinco primeiras colocadas em Curitiba colecionaram resultados positivos na comparação com a medição anterior. A Massa FM 97.7, líder geral nos principais períodos da medição, elevou o “teto” da pesquisa ao melhorar novamente a sua média de ouvintes por minuto. Isso também ajudou a emissora a ampliar a distância que a separa das demais FMs medidas no ranking geral no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais). 

98 FM 98.9 e Caiobá FM 102.3 aparecem na sequência, travando uma disputa que é definida nos detalhes. As duas emissoras apresentaram evoluções significativas em seus índices de audiência, sendo que o atual resultado é a terceira medição consecutiva que as duas FMs registram números muito próximos. Atualmente a diferença entre a 98 FM e a Caiobá FM é inferior a 200 ouvintes na média por minuto (05-00/FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência o “top 5” no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Jovem Pan FM 103.9, líder no jovem/pop. A rádio apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência e está relativamente próxima do “top 3” nos principais períodos da pesquisa.

A Ouro Verde FM 105.5 fecha o “top 5”, posição conquistada recentemente pela emissora e que agora está mais consolidada. A rádio apresentou uma considerável variação positiva em seus números, mantendo assim uma sequência positiva expressiva. O atual índice é o melhor já obtido pela FM na comparação com as médias registradas pela rádio nos últimos dois anos. A Ouro Verde FM também segue isolada na liderança do segmento adulto-contemporâneo na Grande Curitiba.

Mais destaques 

Clube FM 101.5 e Gospel FM 89.3 aparecem na sequência no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras que também seguiram a tendência de alta do FM curitibano ao elevarem as suas médias de audiência. A BandNews FM 96.3, líder no jornalismo em FM, está na sequência no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais), evoluindo uma colocação na comparação com a pesquisa anterior. 

Transamérica FM 100.3 (bem próxima da BandNews FM) e Mundo Livre FM 93.9 fecham o “top 10” no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe: o atual índice da 93.9 FM é o maior já obtido pela emissora em Curitiba, estação que iniciou as suas operações em 2008. A distância entre a BandNews FM e a Mundo Livre FM é inferior a 1 mil ouvintes por minuto no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Também é destaque a variação positiva observada no índice da Rádio T FM 104.9, emissora que amplia a disputa por posições próximas ao “top 10” no 05-00 (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando da CBN FM 90.1. Trata-se do segundo avanço consecutivo no índice da 104.9 FM, sendo o atual o mais consecutivo. 

Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante lembras que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência de Curitiba e região metropolitana.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18371-exclusivo-lideres-puxam-a-alta-da-audiencia-fm-na-grande-curitiba