Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017 @ 15:12

Curiosidade: Transamérica aposta no rock em Brasília e avança na audiência

Brasília - Ajustes locais foram iniciados em 2013. Rádio ocupa a sua melhor posição na corrida por audiência nesses últimos anos

Publicidade

Uma curiosidade que tem chamado a atenção do mercado de rádio do Distrito Federal. A Transamérica FM 100.1, emissora própria da Rede Transamérica de Comunicação, obteve a sua melhor colocação de audiência em Brasília na comparação com os resultados obtidos pela FM nos últimos anos. Segundo os comparativos, a evolução ocorreu após ajustes feitos na grade local da 100.1 FM no Distrito Federal, essa que passou a contar com uma linha “pop/rock” em sua sequência musical. Acompanhe:

adstexto

As mudanças na grade local foram iniciadas em 2013, mas ampliadas em 2014. Foram adicionados hits da linha “pop/rock” nacional e internacional na grade da Transamérica de Brasília, cuja execução busca “harmonizar” com a linha “Pop” adotada pela rede. Além da sequência musical, foram ajustadas as grades, programas, plástica e também as ações locais no Distrito Federal. O resultado é o atual oitavo lugar geral em períodos importantes da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media (Brasília é um mercado que conta com mais de 20 FMs medidas pelo instituto).

A oitava colocação geral é a melhor posição já obtida pela Transamérica nos últimos 10 anos em Brasília, assim como o seu volume médio de audiência (o universo de ouvintes ligados na 100.1 FM também foi ampliado). Aliado a isso, a Rede Transamérica também obteve variações positivas em seus universos em outras praças, como São Paulo e Curitiba (conforme noticiado pelo tudoradio.com nos panoramas gerais sobre a audiência FM).

A situação da rádio em Brasília converge com o bom momento vivido por rádios classificadas como “rock” ou que exploram o gênero de alguma forma no Brasil. Em São Paulo as emissoras 89 A Rádio Rock FM 89.1 e Kiss FM 102.1 ocupam posições no “top 10” de períodos importantes da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Já em Curitiba a Mundo Livre FM 93.9 vive o seu melhor momento de audiência.

Brasília: “Capital do Rock”

Brasília é considerada por muitos o berço do rock nacional. Com isso a Transamérica adequou o programa Toma Rock para atender culturalmente essa necessidade da capital federal. O Toma Rock é um programa pontual em que a 100.1 FM explora outras vertentes do rock, porém, sempre com a preocupação de tocar músicas de qualidade, agradar nossos ouvintes, e também revelar bandas novas.

Desde 2015, quando foi sancionada a Lei A lei n° 567/2015 que declara o Rock de Brasília patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal, a Transamérica lançou na mesma data uma coletânea de bandas de Brasília “Toma Rock Brasília” que está indo para terceira edição. O disco mescla bandas novas e atuantes, como também bandas consolidadas no cenário nacional que representam a capital. Fortalecendo assim o título de Capital do Rock.

Programação local / Transamérica de Brasília - Segunda a sexta-feira
 
6h às 8h – Transitando Transamérica 1ª edição
10h às 11h – Combinado Transamérica
11h às 12h – Toma Rock 1ª edição
12h às 13h – Transnotícias em debate
16h às 17h – Toma Rock 2º edição (seg, qua e sexta)
16h às 17h – Cerrado Adventure Transamérica (ter e qui)
17h às 19h – Transitando Transamérica 2ª edição

Sinal da 100.1 FM – Acompanhe a cobertura de sinal da Transamérica, além de outras FMs da capital federal. Escolha: Distrito Federal e/ou Entorno do Distrito / Leste Goiano

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18470-curiosidade-transamerica-aposta-no-rock-em-brasilia-e-avanca-na-audiencia