Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2017 @ 13:10

MCTIC vai abrir novo prazo para solicitação de migração AM/FM

Brasília – Decreto vai permitir nova chance para rádios AM que não pediram migração

Publicidade

As emissoras de rádio AM vão ganhar um novo prazo para pedir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a migração para a faixa de FM. O decreto que permitirá às emissoras fazer a solicitação será encaminhado nos próximos dias à Presidência da República, anunciou o ministro Gilberto Kassab nesta quarta-feira (6) durante o último mutirão do ano em que 50 emissoras de rádio assinaram o termo aditivo para migrar do AM para o FM.

adstexto

Na cerimônia, o ministro destacou o sucesso do processo de migração, que chega ao fim deste ano com 620 estações de rádios de todo o país prontas para operar na faixa de FM. “A questão das rádios e das migrações estará totalmente solucionada ao longo de 2018”, garantiu Kassab.

Das 1.781 rádios AM do Brasil, 1.332 solicitaram a mudança de faixa. Com o decreto, será aberta uma nova chance para as demais emissoras pedirem para fazer a migração. “Ao longo dos últimos meses, em um trabalho conjunto, tivemos resultados notáveis como em nenhum outro momento da radiodifusão”, afirmou o ministro, citando a migração das AMs, a desburocratização dos processos e a implantação do Sistema Brasileiro de TV digital, que já beneficiou uma população de mais de 70 milhões de pessoas.

O ministro explicou que a implantação da TV digital traz outros resultados importantes, como a expansão da tecnologia 4G e a liberação da faixa estendida. Com o desligamento do sinal analógico, os canais 5 e 6, que hoje são ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM. Com isso, as FMs poderão ser sintonizadas na faixa de 76 FM a 107.9 FM. Kassab lembrou ainda que, a partir de janeiro de 2019, conforme prevê portaria do MCTIC, a indústria será obrigada a fabricar equipamentos compatíveis com a faixa estendida.

Durante a cerimônia, o conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) Flávio Lara Resende destacou que a migração para o FM é uma vitória do setor e representa o maior avanço do rádio brasileiro nas últimas décadas, beneficiando 25 milhões de ouvintes. “Esse processo é fundamental para a sobrevivência das rádios AM no Brasil.”

O diretor da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Álvaro Vasconcelos, reforçou que a mudança de faixa é uma oportunidade para as emissoras que vai repercutir no faturamento e na audiência das empresas. “Essas rádios vão continuar servindo a população de forma gratuita e com mais qualidade.”

A cerimônia de migração de rádios AM para FM também contou com a participação da secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de representantes das 50 emissoras que assinaram o termo aditivo para adaptação da outorga. Desde o ano passado, o MCTIC promoveu 14 mutirões de assinaturas em diferentes estados brasileiros.

Com informações do MCTIC e colaboração Luiz Fernando

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18698-mctic-vai-abrir-novo-prazo-para-solicitacao-de-migracao-amfm