Terça-Feira, 09 de Janeiro de 2018 @ 07:46

Panorama: Band FM segue sozinha no topo em São Paulo. Metropolitana e Jovem Pan FM avançam

São Paulo - Média do universo de ouvintes apresenta nova baixa. NOVABRASIL FM e 105 FM também ignoraram essa tendência de queda

Publicidade

O ano de 2018 começa com a atualização do último trimestre cheio de 2017 na medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media. O mercado de São Paulo acompanhou o comportamento dos ouvintes entre outubro e dezembro, dados conhecidos ontem (8) pelo meio radiofônico e publicitário. Novamente o universo de ouvintes em FM na Grande São Paulo encolheu na medição atual quando comparado com os resultados anteriores. O meio paulistano passa por uma situação que até o momento não é observado em outras praças. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/outubro a dezembro de 2017):

adstexto

Top 3 inalterado

A Band FM 96.1 segue sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa. Apesar de não ter oscilado de forma positiva na média de ouvintes por minuto, o resultado da 96.1 FM foi muito próximo do índice registrado na medição anterior. Isso ajudou a Band FM a permanecer isolada na ponta da tabela, com boa vantagem para as demais rádios medidas na Grande São Paulo.

Transcontinental FM 104.7 (mantém a vice-liderança geral) e Nativa FM 95.3 aparecem na sequência nos principais períodos da pesquisa, com destaque para o 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). As duas FMs continuam próximas entre si.

Destaques no top 10

A alta mais consistente entre as dez primeiras colocadas foi vista na média da Metropolitana FM 98.5, emissora que continua na sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e vê diminuir a distância que a separa do “top 5”. A movimentação positiva da 98.5 FM também a reposiciona acima dos 100 mil ouvintes na média por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).

Também é destaque a movimentação a favor da Alpha FM 101.7, quarto lugar geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e líder no formato adulto-contemporâneo. A oscilação do meio FM posicionou a 101.7 FM mais próxima das rádios que estão à frente da FM no ranking geral.

Assim como a Metropolitana, a NOVABRASIL FM 89.7 também oscilou de forma positiva no “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). O avanço foi modesto, mas contraria a tendência de queda do meio FM e também crava a melhor marca obtida pela FM, mantendo assim a nona colocação no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), além de pular para sétimo no ranking comercial (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB).

Outra emissora que viu melhora em sua média de audiência foi a 105 FM 105.1, rádio que sustenta a sétima colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). A movimentação isolou a 105.1 FM em sua colocação neste período. 

Completam o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB): Gazeta FM 88.1 (sozinha em quinto geral), 89 A Rádio Rock FM 89.1 (oitavo) e Mix FM 106.3 (recuperou a décima colocação nesse período).

Jornalismo ignora queda do meio em São Paulo

A Jovem Pan FM 100.9 apresentou uma forte variação em sua média de audiência no período comercial (07h-19h/segunda à sexta-feira), fazendo com que a 100.9 FM saltasse seis posições nesse período (passou a ficar posicionada na nona colocação geral nesse ranking comercial). O forte avanço durante a semana impactou no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), posicionando a Jovem Pan FM muito próxima do “top 10” (ganhou cinco colocações nesse período).

O resultado positivo durante a semana da Jovem Pan FM aponta uma alta do jornalismo, confirmado também pelos índices das rádios CBN FM 90.5 e BandNews FM 96.9. As duas FMs ignoraram a tendência de queda do meio e cravaram altas em suas médias no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), com destaque para a BandNews FM que registrou uma de suas melhores marcas na Grande São Paulo. As duas emissoras também diminuíram a distância que as separam do “top 10” em vários períodos importantes da medição.

Outra emissora que variou de forma positiva foi a Rádio Bandeirantes FM 90.9, seguindo a tendência de alta do jornalismo em FM, evoluindo três colocações no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e retorna ao “top 20”.

Disputa acirrada pelo “top 10”

Assim como nas medições anteriores, várias FMs cravaram marcas muito próximas na pesquisa atual, emissoras que estão posicionadas próximas do “top 10”. Qualquer mínima variação no filtro da pesquisa provoca mudanças na ordem das emissoras (sem a soma com o WEB, por exemplo, as posições são alteradas devido a proximidade das concorrentes). No 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), além da já citada Jovem Pan FM, Top FM 104.1, Kiss FM 102.1, Feliz FM 92.9, Rádio Disney FM 91.3 e Antena  1 FM 94.7 estão próximas do “top 10”. A distância entre a Mix e a Antena 1, por exemplo, é inferior a 10 mil ouvintes na média por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).

No geral, grande parte das FMs de São Paulo não apresentaram variações consideráveis em suas médias na comparação com a pesquisa anterior, isso no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18836-panorama-band-fm-segue-sozinha-no-topo-em-sao-paulo-metropolitana-e-jovem-pan-fm-avancam