Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018 @ 13:07

Panorama: Ouro Verde FM avança de novo em Curitiba. Massa FM e Caiobá FM ampliam disputa pela liderança

Curitiba - Meio FM curitibano apresenta crescimento em sua média de ouvintes por minuto. Transamérica também está entre os destaques

Publicidade

O mercado de Curitiba acompanhou a primeira atualização dos dados da audiência FM em 2018, referente ao último trimestre cheio de 2017 (outubro a dezembro) e realizada pelo Kantar Ibope Media. E a notícia é boa: o FM curitibano voltou a observar melhora em sua média de ouvintes por minuto, isso em FM e também no AM. Também chama a atenção o acirramento da disputa pela primeira colocação geral. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/outubro a dezembro de 2017):

adstexto

Polarizou

A disputa pela primeira colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa ficou polarizada entre a atual líder Massa FM 97.7 e a Caiobá FM 102.3. A movimentação do universo FM local aproximou as duas concorrentes, gerando detalhes importantes no panorama: a Massa FM sustenta de forma isolada a liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas o meio já observa a Caiobá FM à frente em recortes “comerciais” (06h-19h/segunda à sexta-feira). 

Também é possível perceber uma disputa maior por um lugar no “top 3” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual do meio também aproximou as rádios 98 FM 98.9 e Jovem Pan FM 103.9, esta última que segue estável na medição (praticamente não vê mudanças em seus números nas pesquisas mais recentes). A distância entre as duas FMs é inferior a 1 mil na média de ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que também não estão muito distantes do topo da pesquisa (diferença inferior a 5 mil ouvintes por minuto nesse mesmo período).

Para cima

A Ouro Verde FM 105.5 continua como um dos principais destaques da pesquisa de audiência em Curitiba. A FM líder no formato adulto-contemporâneo apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo a melhor marca registrada pela 105.5 FM nos últimos anos. As novidades apresentadas pela Ouro Verde FM em seu projeto artístico têm surtido efeito, aproximando a rádio do “top 3” em períodos importantes (além de consolidar a 105.5 FM no top 5).

Outra emissora que também contribuiu com o avanço do meio FM curitibano foi a Gospel FM 89.3, rádio que retoma a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue isolada na liderança do formato gospel/religioso. A emissora ainda é seguida pela Clube FM 101.5.

O “top 10” também conta com outra mudança: a Transamérica FM 100.3 apresentou uma sólida variação positiva em sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), reposicionando a FM na oitava posição geral. A emissora é seguida de muito perto pela Mundo Livre FM 93.9, estação que também tem se destacado na corrida de audiência em Curitiba. 

A BandNews FM 96.3, líder no jornalismo em FM, fecha o “top 10”no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e continua próxima da Transamérica e da Mundo Livre (distâncias inferiores a 1 mil na média de ouvintes por minuto).

Grande parte das FMs medidas na Grande Curitiba variaram de forma positiva na média de ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que contribuiu diretamente na alta do rádio na comparação com as pesquisas anteriores. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 26 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/18863-panorama-ouro-verde-fm-avanca-de-novo-em-curitiba-massa-fm-e-caioba-fm-ampliam-disputa-pela-lideranca