Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2018 @ 07:46

Panorama: Transcontinental consolida vice-liderança em São Paulo. Band FM segue isolada na ponta

São Paulo - Metropolitana FM, 89 A Rádio Rock, Feliz FM e Rádio Disney variam de forma positiva no “top 10”

Publicidade

O mercado de São Paulo acompanhou ontem (7) mais uma atualização geral do panorama da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. O resultado atual é o primeiro a compreender um mês de 2018, além dos dois últimos meses de 2017 no recorte trimestral. E, assim como já visto nas pesquisas anteriores, a média de ouvintes por minuto no universo FM segue oscilando negativamente nos principais períodos da pesquisa. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB/ trimestre novembro de 2017 a janeiro de 2018):

adstexto

Mais definido

O “top 3” da audiência média na Grande São Paulo está “mais definido”, ou seja, com as três FMs de maior volume de audiência isoladas em suas respectivas colocações. Isso consolidou a condição da Transcontinental FM 104.7 na vice-liderança geral, posição conquistada pela FM na reta final de 2017 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e agora em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde a 104.7 FM superou a média de 200 mil ouvintes por minuto.

A Band FM 96.1 continua sozinha no topo dos principais períodos da medição, oscilando pouco em sua média de ouvintes por minuto, com destaque para os filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque para o fato da Band FM ter completado três anos consecutivos de liderança em períodos importantes da pesquisa na Grande São Paulo.

E a Nativa FM 95.3, FM que passou por mudanças técnicas que afetaram momentaneamente a sua cobertura de sinal na reta final de 2017, está isolada em terceiro geral no  05h-00h(FM+WEB/todos os dias e locais).

A Alpha FM 101.7, estável e líder no formato adulto-contemporâneo, segue próxima do “top 3” nos principais períodos da pesquisa, incluindo o  05h-00h(FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanços no “top 10” 

O desempenho positivo da Metropolitana FM 98.5 e a estabilidade no ranking geral segue chamando a atenção do mercado paulistano. A rádio sustenta a sexta colocação geral nos principais períodos desde janeiro de 2016 e no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresentou novamente uma variação positiva em sua média de audiência, aproximando a 98.5 FM em relação à quinta colocada nesse período (a Gazeta FM 88.1).

Outra emissora que apresentou uma variação positiva em sua média de audiência foi a 89 A Rádio Rock FM 89.1, estação que no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) se aproximou da 105 FM 105.1 (sétimo geral). 

As novidades

Feliz FM 92.9 e Rádio Disney FM 91.3 são as novidades no “top 10” nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Feliz FM retorna à décima colocação geral, tendo a NOVABRASIL FM 89.7 à sua frente (rádio que cresceu em períodos comerciais). Já a Rádio Disney, que aparece 13º no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ocupa a oitava colocação em períodos comerciais como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), com um salto considerável de mais de 10 mil ouvintes na média por minuto nesse período.

O “bolo” de rádios continua no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com várias rádios próximas entre si (a diferença entre os “extremos” é inferior a 10 mil ouvintes por minuto) entre o “top 10” e o “top 15” nesse período geral. Nessa “fila” estão as rádios NOVABRASIL FM, Feliz FM, Jovem Pan FM 100.9, Kiss FM 102.1, Rádio Disney, Top FM 104.1 e Mix FM 106.3. As rádios Antena 1 FM 94.7 e CBN FM 90.5 também não estão distantes desse “bolo” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Boa parte dessas emissoras também variaram de forma positiva no  05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apesar da oscilação negativa da média do FM paulistano na comparação com a medição anterior.

Outra “sequência” 

Mais cinco rádios também registraram médias de audiência muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A BandNews FM 96.9 puxa a fila, seguida da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (as duas emissoras jornalísticas ocupam posições na sequência da CBN nesse período), Transamérica FM 100.1, Energia 97 FM 97.7 e Tropical FM 107.9.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19021-panorama-transcontinental-consolida-vice-lideranca-em-sao-paulo-band-fm-segue-isolada-na-ponta