Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2018 @ 09:22

UNESCO divulga mensagem sobre o Dia Mundial do Rádio

Brasília – Dia Mundial do Rádio é comemorado no dia 13 de fevereiro

Publicidade

A UNESCO divulgou nesta quarta-feira (7) a sua mensagem para comemorar o Dia Mundial do Rádio. O tema da edição de 2018 do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e esporte”, para promover a relação inseparável entre esportes e gênero, e como a melhoria da igualdade de gênero na radiodifusão dos esportes pode produzir mais liberdade de expressão para todos.  

adstexto

O dia 13 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Rádio, pois foi nessa data, no ano de 1946, que começaram as emissões da Rádio das Nações Unidas. A UNESCO também convida todas as estações de rádio e todas as organizações de apoio para se juntar a ela nas celebrações do Dia Mundial do Rádio 2018, uma oportunidade para fortalecer a diversidade, a paz e o desenvolvimento por meio da radiodifusão dos esportes.


Uma das peças do "Dia Mundial do Rádio 2018"

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou uma mensagem em homenagem ao Dia Mundial do Rádio. Confira abaixo a mensagem:

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro de 2018

Em 2018, a UNESCO está dedicando o Dia Mundial do Rádio ao tema “rádio e esportes”. 

O rádio é um poderoso meio para transmitir o entusiasmo dos eventos esportivos. É também um meio de transmitir os valores do jogo limpo, do trabalho em equipe e da equidade no esporte. 

O rádio pode ajudar a combater o racismo e os estereótipos xenófobos que são, infelizmente, expressos dentro e fora do campo. Ele permite a transmissão de uma enorme variedade de esportes tradicionais, muito além das equipes de elite. Permite ainda a oportunidade de estimular a diversidade como uma força de diálogo e tolerância. 

A luta pela igualdade de gênero é central nesse esforço. De acordo com o relatório do Projeto Global de Monitoramento de Mídia, apoiado pela UNESCO, apenas 4% do conteúdo esportivo na mídia são dedicados aos esportes com participação feminina. Apenas 12% das notícias esportivas são apresentadas por mulheres. A UNESCO está trabalhando para promover a cobertura dos esportes com participação das mulheres, a combater a discriminação de gênero nas ondas de rádio e a promover oportunidades iguais na mídia esportiva. A tarefa é imensa. 

No Dia Mundial do Rádio, que possamos nos mobilizar para fazer do rádio uma mídia cada vez mais independente e plural. Que nos unamos para celebrar o potencial do rádio esportivo na promoção do desenvolvimento e da paz.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19022-unesco-divulga-mensagem-sobre-o-dia-mundial-do-radio