Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018 @ 07:45

Panorama: Líderes puxam nova alta do universo FM no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - JB FM e Super Rádio Tupi apresentaram variações positivas expressivas em suas médias de audiência. FM O Dia também se destaca

Publicidade

O rádio FM do Rio de Janeiro continua vivendo um dos seus melhores momentos quando o assunto é volume médio de audiência. A última atualização da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media apontou mais uma elevação do número de ouvintes por minuto (média) no universo, isso na comparação com a pesquisa passada. A maioria das FMs medidas apresentaram crescimento, mas os maiores avanços ficaram com as líderes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2017 a janeiro de 2018):

adstexto

Recordes das líderes

As rádios donas dos maiores volumes de audiência puxaram o meio FM pra cima. A JB FM 99.9, quarta colocada geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e líder no formato adulto-contemporâneo, foi a FM que obteve a maior variação positiva de ouvintes por minuto neste período, comparando com o resultado registrado pela FM na pesquisa passada.

Super Rádio Tupi FM 96.5 (terceiro geral) e FM O Dia FM 100.5 (vice-líder geral) aparecem na sequência entre os maiores avanços no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para a 96.5 FM o resultado atual resulta na inédita marca acima de 200 mil ouvintes por minuto nesse período, enquanto para a 100.5 FM significa uma aproximação da rádio perante a atual líder geral.

A também considerável variação positiva vista na média da atual lider geral, Melodia FM 97.5, foi providencial para a manutenção de sua posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), pois o volume atual da FM O Dia é superior à marca registrada pela Melodia FM nas pesquisas passadas.

Fechando o “top 5”, a 93 FM 93.3 também foi dona de um dos maiores avanços na média de ouvintes por minuto no 05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais).

Rio em alta

O mercado do Rio conta com os quatro maiores volumes médios de audiência do país no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos. Melodia FM, FM O Dia, Super Rádio Tupi e JB FM contam com índices superiores às FMs de maiores volumes médios de São Paulo, por exemplo.

Mais destaques

A Mix FM 102.1, líder no formato jovem/pop, continua isolada na sexta colocação geral e acompanhou o bom momento do FM fluminense, apresentando uma boa variação positiva em sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 102.1 FM é seguida pela Rádio Globo FM 98.1, FM que voltou a oscilar positivamente nesse período.

Também é destaque o forte desempenho da Rádio Mania FM 102.9, emissora que cravou na atual medição a sua melhor marca de audiência no FM carioca, além de consolidar a oitava colocação geral nos principais períodos da pesquisa. A atual média de audiência da 102.9 FM é o maior volume registrado pela estação nos últimos anos.

A Fanática FM 104.5 retomou a nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao apresentar uma nova variação positiva em sua média, sendo acompanhada de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (esta que fecha o “top 10” nesse período). As duas FMs também são acompanhadas de perto da BandNews FM 90.3, rádio News que também variou de forma positiva na atual medição.

Mudanças

Antena 1 FM 103.7 e CBN FM 92.5 apresentaram boas variações em suas médias de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior, com cada uma ganhando uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), FMs que passam a serem seguidas pela Transamérica FM 101.3.

O mercado carioca também viu novas oscilações positivas nas médias da “novata” Alpha FM 94.9 e da Feliz FM 89.5, emissoras que acompanharam o movimento do meio FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19029-panorama-lideres-puxam-nova-alta-do-universo-fm-no-rio-de-janeiro