Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018 @ 07:44

Panorama: Rádio Itatiaia, Liberdade FM e Jovem Pan FM puxam a nova alta do FM de Belo Horizonte

Belo Horizonte - Estável, BH FM continua isolada na liderança geral de audiência. Alvorada FM também avança

Publicidade

O rádio FM de Belo Horizonte continua em “ótima forma”. O meio FM mineiro viu mais um avanço na média de ouvintes por minuto no universo, isso nos principais períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. A maioria das FMs medidas ampliaram as suas médias de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro-17 à janeiro-18):

adstexto

Top 3 em alta

Dois grandes canais de audiência no FM mineiro apresentaram altas consideráveis em suas médias na atual medição. A Rádio Itatiaia FM 95.7, vice-líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cravou uma considerável melhora em seus índices, voltando a superar a expressiva marca de 120 mil ouvintes por minuto nesse período, diminuindo assim a distância que a separa da atual líder geral.

Também é destaque a variação positiva vista no índice da Liberdade FM 92.9, rádio que está isolada na terceira colocação geral nos principais períodos da medição. A 92.9 FM apresentou um avanço consistente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A BH FM 102.1 continua como grande destaque do mercado de Belo Horizonte, mantendo a liderança geral nos principais períodos na pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio praticamente não viu mudanças em sua média, após registrar várias altas consecutivas. A BH FM está entre os maiores volumes médios de audiência do FM brasileiro.

Novidade no “top 5”

A Jovem Pan FM 99.1 foi um dos principais destaques da atual medição. A emissora que é líder no formato jovem/pop apresentou uma consistente variação em sua média de audiência, sendo que o atual volume de ouvintes por minuto está entre os maiores já registrados pela FM nos últimos anos. Isso rendeu para a 99.1 FM o retorno à quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a nova variação positiva na média da Alvorada FM 94.9, emissora líder no formato adulto-contemporâneo. Com crescimento constante na medição, a Alvorada FM vem registrando a cada novo resultado uma média de destaque em relação ao histórico de sua trajetória. A 94.9 FM está sozinha na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não muito distante do “top 3”.

107 FM 107.5 (líder no formato gospel e também acompanhou a alta do meio FM) e 98 FM 98.3 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que a segunda está isolada em sua colocação.

Mais destaques

A CDL FM 102.9 também acompanhou a alta do meio FM e, somado à movimentação de outras FMs de diferentes formatos, acabou cravando a sua melhor posição histórica no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), chegando à oitava colocação geral nesse período. A emissora é acompanhada de perto pela Antena 1 FM 105.1, FM que vem de sequências positivas no final de 2017.

A Transamérica Hits FM 88.7 volta a fechar o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de muito perto pela Feliz FM 96.5 nesse período na Grande Belo Horizonte. A “novata” Extra FM 103.9 também variou positivamente e está um pouco mais próxima do “top 10”.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte
 
FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19068-panorama-radio-itatiaia-liberdade-fm-e-jovem-pan-fm-puxam-a-nova-alta-do-fm-de-belo-horizonte