Sexta-Feira, 09 de Março de 2018 @ 07:46

Panorama: Nativa FM, Gazeta FM, Jovem Pan FM avançam no “top 10” na Grande São Paulo

São Paulo - NOVABRASIL FM também apresenta mais um avanço no ranking FM. Band FM segue líder geral em São Paulo

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo e região metropolitana acompanhou ontem (8) mais uma atualização dos dos dados gerais da audiência FM, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Novamente o universo de ouvintes (média) oscilou de forma negativa na comparação com a pesquisa anterior, mas houve avanço em filtros comerciais (segunda à sexta-feira), o que pode indicar uma possibilidade de retomada nas próximas pesquisas. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2017 a fevereiro de 2018):

adstexto

Top 3 mais próximo

A movimentação atual do meio FM na Grande São Paulo aproximou um pouco mais as três primeiras colocadas no ranking da audiência média. A Band FM 96.1 segue sozinha na ponta de cima da tabela no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos importantes, mas vê cair a distância que a separa das demais FMs. A Transcontinental FM 104.7, atual vice-líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), está um pouco mais próxima da Band FM, apesar da distância ainda ser segura para a atual líder.

O que há de novo é a retomada do crescimento nos números da Nativa FM 95.3. A atual terceira colocada geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresentou um bom avanço em sua média, se considerar que o mercado FM oscilou negativamente. Isso diminuiu um pouco a distância que a separa da Transcontinental, além de defender a sua posição em relação às demais concorrentes.

Top 10 e os destaques

Gazeta FM 88.1 (quinto geral nos principais períodos da medição), NOVABRASIL FM 89.7 e Jovem Pan FM 100.9 (retomou a décima colocação no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) foram as outras duas FMs que apresentaram avanços consideráveis em suas médias de audiência em períodos importantes da medição. Para a Gazeta FM o resultado a isolou na quinta posição, além de aproximar a FM em relação à Alpha FM 101.7 (estável em quarto geral e líder isolada no formato adulto-contemporâneo).

Para a Jovem Pan FM o resultado a posicionou novamente no “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que a rádio também defende em períodos comerciais. O atual número médio da 100.9 FM a posicionaria em nono geral na pesquisa anterior, condição que foi defendida pela NOVABRASIL FM. A 89.7 FM apresentou mais um avanço e também acirra a disputa por colocações dentro do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando da 105 FM 105.1 (sétimo geral) e da 89 A Rádio Rock FM 89.1 (oitavo e estável no ranking).

A Metropolitana FM 98.5 continua sozinha em sexto geral nos principais períodos da pesquisa, com uma estabilidade que chama atenção. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a média da emissora é praticamente a mesma nas últimas três medições.

Disputas

O “bolo” de rádios próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) continua. Kiss FM 102.1, Rádio Disney FM 91.3 e Mix FM 106.3 aparecem na sequência e com médias muito próximas, rádios que são seguidas pelas emissoras Feliz FM 92.5,  Top FM 104.1 e Antena 1 FM 94.7. A grande aproximação dessas FMs faz com que o ranking geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresente variações de colocações a cada atualização dos dados. 

A Transamérica FM 100.1 foi outra emissora que apresentou um desempenho positivo na atual medição e ganhou posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), encurtando a distância que a separa da CBN FM 90.5 nesse período. Tropical FM 107.9, Rádio Bandeirantes FM 90.9 e BandNews FM 96.9 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19187-panorama-nativa-fm-gazeta-fm-jovem-pan-fm-avancam-no-top-10-na-grande-sao-paulo