Segunda-Feira, 26 de Março de 2018 @ 10:55

Massa FM já opera a partir de novo canal na região de Londrina

Londrina - A partir da meia-noite desta segunda-feira (26) a Massa FM deixou o canal 90.7 FM para operar em 97.3 FM

Publicidade

Após um longo período de espera a Rede Massa FM finalmente ampliou a sua capacidade de sinal na região de Londrina. A Massa FM 97.3 já está no ar desde a meia-noite de hoje (26), deixando a operação em 90.7 FM (canal ocupado pela rede desde a sua estreia na região). A mudança de canal amplia a penetração do sinal da estação em Londrina, cidade-alvo da FM, cujo sistema irradiante instalado no município de Rolândia foi completamente reformulado pela Massa FM. A informação sobre a troca de canal foi antecipada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com na madrugada desta segunda-feira (26):

adstexto

Com a finalidade de ampliar a sua capacidade de cobertura de sinal em Londrina, Cambé e Ibiporã, há alguns anos a Massa FM entrou com um processo na Anatel para ampliação de seu porte técnico. O processo foi encerrado nesta segunda-feira (26) com a inauguração das operações a partir do canal 97.3 FM. Para ser possível a ampliação de sua cobertura, a rádio teve que deixar a sintonia 90.7 FM, fato que possibilitou que sua classe de operação fosse alterada de C para B1 (saiba mais).

Rolândia é a cidade-sede da concessão que abriga a Massa FM, local cuja altitude é superior à dos municípios à leste de sua localização (incluindo Londrina). Isso já auxiliava a propagação de sinal em 90.7 FM e, com ampliação no porte técnico, a percepção é de uma melhora mais significativa no sinal da FM a partir de 97.3 FM em Londrina (cidade com muitas edificações elevadas, o que cria obstáculos nos sinais de rádio).

A Massa FM de Londrina encara a mudança como uma “segunda inauguração”. Campanhas divulgam a presença da FM no novo canal. A ida para 97.3 FM também posicionou a Massa FM mais próxima das demais FMs de Londrina no dial FM, tendo agora a Paiquerê FM 98.9 (atual líder geral de audiência na cidade / Kantar Ibope Media) a estação mais próxima de sua sintonia na cidade.


Campanha de expectativa feita pela Massa FM para a troca de canal em Londrina / Reprodução - Facebook

A Massa FM opera na região de Londrina desde o dia 16 de outubro de 2008, ou seja, completará em breve 10 anos na região.

Espremeu 

Melhor em Londrina, mas mais “congestionamento” em outras regiões. A presença da Massa FM em 97.3 FM posicionou a estação como “vizinha de canal” das rádios Maringá FM 97.1 de Maringá (nas regiões de Apucarana e Arapongas) e Rádio T FM 97.5 de Andirá (na região de Cornélio Procópio). Também há uma certa alternância de cobertura das rádios Massa FM 97.3 e Rádio T FM 97.3 de Telêmaco Borba na região de Mauá da Serra (eixo rodoviário que liga o norte do estado à capital - região de considerável altitude), ficando a cargo da Serra do Cadeado a divisão de cobertura dessas duas FMs.

Sinais em FM - Veja como está a configuração atual dos dials em FM nas regiões de Londrina, Maringá e da Serra do Cadeado: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19284-massa-fm-ja-opera-a-partir-de-novo-canal-na-regiao-de-londrina