Sexta-Feira, 06 de Abril de 2018 @ 07:46

NAB Show 2018 | Feira contará com demonstração de FM digital com até 12 canais em HD

São Paulo - Um transmissor de Rádio FM digital consegue acoplar doze canais de áudio em HD Radio

Publicidade

A partir do próximo domingo (8) a NAB Show 2018 contará com uma demonstração de transmissão totalmente digital capaz de acoplar um total de doze serviços de áudio HD Rádio, isso em um único transmissor. A transmissão faz parte da feira e será realizada através do transmissor Nautel com KKLZ (FM) da Beasley servindo como estação de teste. A demonstração estará disponível durante o horário normal da NAB Show, de acordo com funcionários da Nautel. E o tudoradio.com acompanhará de perto, através da cobertura do portal que conta com os apoios da Hot 107 FM, Cross Host e da AESP.

adstexto

Segundo informações do portal Radio World, a demonstração especial está vinculada a uma sessão durante a Conferência de Engenharia de Transmissão e Tecnologia da Informação, esta que detalhará os testes de campo de alta potência do FM totalmente digital, realizado no início deste ano em Las Vegas usando a estação KKLZ FM 96.3. A Pilot, a iniciativa de tecnologia e inovação da NAB, está organizando a sessão “Projeto de Teste de Campo FM Totalmente Digital” no domingo, 8 de abril, das 13h00 às 22h00 (horário local, sendo das 17h00 do domingo às 02h00 de segunda-feira no horário de Brasília).

Ainda segundo o Radio World, os canais de áudio digital estarão em frequências de numeração par, portanto, a maioria dos receptores não pode obtê-los. Os participantes podem ir ao estande do piloto na seção Futures Park da NAB Show 2018, onde os receptores serão sintonizados nos canais pares. Até agora, apenas testes de campo limitados do HD Radio totalmente digital foram conduzidos com baixa potência de transmissão (100W) e equipamento de recepção em condições de teste de mundo não real. Eo sinal IBOC da KKLZ FM durante o NAB Show será baseado no sinal multiplex HD digital Nautel, composto de três bandas intercaladas IBOC, de acordo com Philipp Schmid, engenheiro de pesquisa Nautel.

"Para manter o serviço de programa regular da KKLZ FM, as bandas centrais são silenciadas e substituídas pela portadora FM analógica. O resultado são duas bandas independentes do IBOC nos dois lados do sinal FM analógico para uma taxa de bits combinada de 394 kbps (mais de 3,2x de capacidade IBOC padrão), fornecendo até 12 serviços de áudio HD Radio, além do sinal FM analógico, todos transmitidos por um transmissor Nautel GV40 do site de transmissão da Black Mountain”, afirma Schmid, em entrevista ao portal norte-americano Radio World.

“As quatro bandas laterais digitais estarão disponíveis em 96.0, 96,2, 96,4 e 96.6 FM que não são normalmente associadas a estações de rádio FM padrão e são recebidas em alguns receptores de HD Radio comumente disponíveis. Enquanto isso, a programação regular de FM da KKLZ estará disponível em FM 96.3 com sua programação HD regular suspensa em favor do sinal especial transmitido sob autorização experimental”, explica o engenheiro da Nautel.

A KKLZ FM 96.3 é uma rádio regular comercial de Las Vegas (Estados Unidos), de programação formato “classic hits” (sucessos dos anos 70 e 80), tendo uma potência ERP de até 100kw no sinal analógico. É controlada pela Beasley Broadcast Group. 

Cobertura do tudoradio.com

O tudoradio.com contará com uma cobertura exclusiva da NAB Show 2018, acompanhando as novidades da indústria para todo o planeta, além de detalhar o que acontecerá na programação realizada pela AESP e ABERT no próximo dia 10. Também será realizado uma edição especial do Painel tudoradio.com na NAB Show 2018.

Clique aqui e confira as matérias especiais relacionadas à cobertura da NAB Show 2018

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19350-nab-show-2018-feira-contara-com-demonstracao-de-fm-digital-com-ate-12-canais-em-hd