Sexta-Feira, 13 de Abril de 2018 @ 07:45

Panorama: Rádio Melodia e Super Rádio Tupi avançam em audiência no mercado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Alpha FM também melhora os seus números e ganha duas posições no ranking geral

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou nesta semana mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral o FM carioca viu uma oscilação negativa na audiência média, isso na comparação com o resultado anterior. O rádio do Rio vinha de altas seguidas, algo que não se repetiu na atual. Acompanhe os destaques (trimestre janeiro a março de 2018, 05h-00h/FM+WEB, todos os dias e locais).

adstexto

Apenas duas avançaram

Das dez primeiras rádios no volume médio de audiência, apenas duas apresentaram alta em seus números na comparação com a pesquisa passada. A Super Rádio Tupi FM 96.5 foi a estação que obteve o maior avanço entre todas as FMs medidas, situação que a posicionou de vez na briga pela vice-liderança geral no Rio de Janeiro e região metropolitana (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Além do melhor resultado já obtido pela Super Rádio Tupi em FM, a estação está muito próxima da FM O Dia FM 100.5 em períodos importantes da pesquisa.

Também é destaque a variação positiva vista no índice da Rádio Melodia FM 97.5, líder geral nos principais períodos da pesquisa, rádio que possuí o maior valor na média de ouvintes por minuto entre todas as FMs brasileiras. Com o novo avanço e a oscilação negativa do meio FM, a Rádio Melodia fica ainda mais isolada nessa condição no Rio de Janeiro.

JB FM 99.9 e 93 FM 93.3 completam o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isoladas em suas colocações. E a sexta colocação geral continua com a Mix FM 102.1, líder em seu formato no Rio de Janeiro, rádio que pouco variou em seu índice na atual medição.

O “top 10” é completado pela Rádio Globo FM 98.1, Rádio Mania FM 102.9 (em queda após cravar o seu melhor resultado no Rio, devido a troca de frequência - FM que foi para 91.1 FM no começo do mês passado), Fanática FM 104.5 (que deixou o dial no final de abril, situação que deve causar variações no “top 10” nas próximas pesquisas) e BandNews FM 90.3 (passa a completar o “top 10” no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a variação positiva da Alpha FM 94.9, “novata” que foi uma das poucas a ignorar a tendência de queda do meio FM local e ganhou duas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio passa a disputar por colocação no “top 15” carioca.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19392-panorama-radio-melodia-e-super-radio-tupi-avancam-em-audiencia-no-mercado-do-rio-de-janeiro