Terça-Feira, 17 de Abril de 2018 @ 07:47

Panorama: Rádio Itatiaia retoma a liderança geral de audiência na Grande Belo Horizonte

Belo Horizonte - BH FM segue próxima da líder e mantém disputa pelo topo. Alvorada FM e Antena 1 ampliam as suas médias de audiência

Publicidade

Belo Horizonte e região metropolitana acompanharam mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral o rádio da capital mineira apresentou mais um crescimento em sua média de audiência, registrando assim uma de suas melhores marcas históricas. E várias emissoras puxaram essa alta do meio local. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais / trimestre janeiro a março de 2018):

adstexto

Mudança na ponta

A Rádio Itatiaia FM 95.7 voltou a ocupar a liderança geral da audiência FM em períodos importantes da pesquisa. Em alta já nos últimos resultados, a 95.7 FM oscilou de forma positiva na atual medição e contou com o auxílio da atual movimentação do mercado. O resultado foi a liderança geral em períodos como 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma marca que supera os 125 mil ouvintes por minuto nesse filtro.

E a disputa pela liderança segue em alta, já que a BH FM 102.1 também continua acima dos 120 mil ouvintes por minuto no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ou seja, segue próxima da nova líder geral. As duas emissoras estão sozinhas nessa disputa pelo topo do ranking da audiência média na Grande Belo Horizonte.

Já a Liberdade FM 92.9, rádio que vinha de crescimento em seus índices, está estável e isolada na terceira colocação geral em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

A Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo, voltou a apresentar crescimento em sua média de audiência, fato que a isola ainda mais na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa. A atual média da Alvorada FM é uma das melhores já registradas pela emissora na Grande Belo Horizonte. E, na sequência e também isolada em sua colocação, a Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop) fecha o “top 5” mineiro no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A 98 FM 98.3 voltou a apresentar melhora em sua média de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), fato que a mantém isolada em sétimo geral nos principais períodos da medição e a aproxima um pouco mais da sexta colocada, a 107 FM 107.5 (líder no formato gospel).

Também é destaque mais um avanço na média de audiência da Antena 1 FM 105.1, rádio que registrou na atual medição a sua melhor marca de audiência na comparação com os números obtidos pela FM nos últimos anos. Isso consolida a Antena 1 na oitava colocação geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que é seguida pela CDL FM 102.9 (nono geral, FM estável na comparação com a pesquisa anterior.

A Extra FM 103.9, uma das “novatas” em Bell Horizonte (retornou ao dial no ano passado), passa a ocupar a décima colocação geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), beneficiada pela atual movimentação do mercado mineiro. A emissora é acompanhada de perto por outras quatro rádios, sendo entre elas a Transamérica FM 88.7 e a Feliz FM 96.5.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados. Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19410-panorama-radio-itatiaia-retoma-a-lideranca-geral-de-audiencia-na-grande-belo-horizonte