Quarta-Feira, 09 de Maio de 2018 @ 09:22

Fenaert promove encontro com sindicatos para debater decreto que atualiza a regulamentação da profissão de radialista

Brasília – Evento foi realizado nesta terça-feira (8) em Brasília e reuniu presidentes e consultores jurídicos de sindicatos filiados à federação

Publicidade

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT) promoveu, nesta terça-feira, 08 de maio, um encontro com presidentes e consultores jurídicos de sindicatos filiados à entidade, com o objetivo de debater as alterações previstas no decreto n° 9.329/2018, que atualiza a regulamentação da profissão de radialista, publicado no Diário Oficial da União em 05 de abril deste ano. 

adstexto

Conforme o presidente da entidade, Guliver Leão, a edição do decreto trouxe uma grande responsabilidade ao setor e por isso o debate se fez necessário. "Temos que buscar agora sintonia e abordagem uniforme, uma vez que naturalmente surgem questionamentos por parte das empresas. O objetivo não é propor uma cartilha, mas ressaltar a necessidade de cautela na aplicação das mudanças", explicou. 

Patricia Guimarães, do escritório Gama e Lima & Guimarães, consultora jurídica da FENAERT, fez uma apresentação com apontamentos a partir das alterações e esclareceu as principais dúvidas que surgiram desde a publicação do documento. 

Para o presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT), Paulo Tonet Camargo, a edição da lei do radialista e do decreto, junto à modernização das leis trabalhistas como um todo, representam um marco para o segmento. "A iniciativa da FENAERT de buscar a uniformização de condutas no quesito aplicação das mudanças contribui efetivamente para que as alterações se tornem realidade", destacou. 

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (SERT) do Paraná, Caíque Agustini, destacou que o decreto representa o caminho para a resolução de problemas que há décadas permeavam a radiodifusão. Fernando Nascimento, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Pará (SERTEP), completou que atualização da legislação vai contribuir para a pacificação das relações de trabalho no setor e que a orientação da FENAERT é essencial no processo de aplicação das mudanças. Geraldo Osório, consultor jurídico Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (SERTESP) de São Paulo, acrescentou que o debate foi de suma importância, para que os sindicatos orientem as empresas do setor da melhor forma possível. 

Ao final do encontro os representantes dos sindicatos receberam um material de apoio com princípios básicos de posições que devem ser adotadas pelas empresas do setor, com ressalvas aos casos específicos e que incluem direitos adquiridos. 

Marcos Silveira, assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (SERT) de Santa Catarina destacou: "Estamos passando por uma grande mudança na legislação, que aguardávamos há muito tempo, mas que ao mesmo tempo pegou as empresas de surpresa então essas orientações são essenciais para a aplicação prática das mudanças". 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19535-fenaert-promove-encontro-com-sindicatos-para-debater-decreto-que-atualiza-a-regulamentacao-da-profissao-de-radialista