Sexta-Feira, 11 de Maio de 2018 @ 07:46

Panorama: Rádio Itatiaia e Alvorada FM disparam na audiência em Belo Horizonte

Belo Horizonte - 98 FM e Antena 1 também cravam evoluções de destaque. Jovem Pan FM segue com variações positivas

Publicidade

O mercado de rádio FM de Belo Horizonte e região metropolitana continua colecionando resultados positivos e expressivos. De novo o rádio mineiro viu uma variação positiva em sua média de audiência nos principais períodos da medição, superando a casa dos 700 mil ouvintes por minuto na maioria dos períodos médios. E vários destaques foram percebidos. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2018):

adstexto

Líder em alta

A Rádio Itatiaia FM 95.7 foi novamente o principal destaque da medição de audiência média. A atual líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresentou a maior variação absoluta entre todas as FMs pesquisadas na Grande Belo Horizonte, o que tornou mais confortável a sua condição no primeiro lugar geral em rankings gerais (todos os dias). A Rádio Itatiaia volta a superar a expressiva marca de 130 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A BH FM 102.1 também continua em destaque em Belo Horizonte, seja pelo seu atual volume de audiência (supera a expressiva marca dos 120 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), pela estabilidade no ranking e pela manutenção da liderança em períodos comerciais (como o 06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Novidade?

O “top 3” poderá conviver com mais concorrência nos próximos resultados. A Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo, cravou a sua melhor marca de audiência média em Belo Horizonte, superando os 72 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com a movimentação do meio FM local, a Alvorada FM nunca esteve tão próxima da terceira colocação, que é defendida pela Liberdade FM 92.9. 

A Alvorada FM registrou o segundo maior avanço absoluto da pesquisa na comparação com a medição anterior, isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

98 FM 98.3 (sétimo geral) e Antena 1 FM 105.1 (oitavo geral) também registraram avanços significativos na atual medição. A primeira acirrou de vez a disputa por posição no ranking geral com a 107 FM 107.5, atual sexta colocada geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a Antena 1 cravou a sua melhor marca de audiência na comparação com os índices obtidos pela FM nos últimos anos, consolidando a 105.1 FM na oitava colocação geral nesse período.

Também é destaque a nova variação positiva da Jovem Pan FM 99.1, líder no formato jovem/pop na Grande Belo Horizonte. Isso mantém a emissora isolada na quinta colocação geral nos principais períodos da pesquisa, sendo que a marca atual da 99.1 FM é uma das melhores já obtidas pela rádio na capital mineira.

CDL FM 102.9 (praticamente estável na comparação com as medições anteriores) e Extra FM 103.9 fecham o “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cada uma isolada em sua respectiva colocação.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19550-panorama-radio-itatiaia-e-alvorada-fm-disparam-na-audiencia-em-belo-horizonte