Quinta-Feira, 17 de Maio de 2018 @ 09:21

Curiosidade: Levantamento aponta que 95% da população ouvem Rádio nos Emirados Árabes Unidos

São Paulo – Meio atingiu cerca de 95% da população nos últimos 10 anos e segue avançando

Publicidade

O tudoradio.com sempre aborda pesquisas e outros assuntos envolvendo o Rádio pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos (por gerar tendências ao setor e ser um país de dimensões continentais, como o Brasil). Hoje, a redação voltou suas atenções a um dado interessante divulgado pelo Instituto Nielsen, que fez um recorte sobre o Rádio nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o levantamento, cerca de 95% da população do país árabe ouve o meio.

adstexto

Segundo o Nielsen, o crescimento do Rádio nos últimos 10 anos tem sido constante. No último trimestre, o meio atingiu 135 mil ouvintes, chegando a 95% da população do país que é formado por uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados).

Segundo o Nielsen, 52 estações de Rádio foram medidas no país. O crescimento no alcance foi maior entre filipinos, iranianos e afegãos. Também houve tendências parecidas de ouvintes quando observadas estações que transmitem nesses idiomas.

O alcance do Rádio aumentou em 8.000 entre 16h e 20h e em 27.000 entre 20h e 12h. Esses ouvintes noturnos têm em grande parte de 25 a 44 anos e são mais propensos a estar em movimento, possivelmente aproveitando as noites mais frias de inverno. Pelo levantamento, eles também passam mais tempo fora de casa, conversando com familiares e amigos.

Apesar da crescente influência dos meios digitais no país que fornecem novas formas de se envolver com a mídia, o Rádio AM / FM continua sendo o principal dispositivo para ouvir a maioria da população (83%), enquanto 35% também ouvem em seus celulares. Os ouvintes de dispositivos móveis têm em média 4 horas e 28 minutos por semana por meio de dispositivos móveis.

Os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi.

Nesta semana, o tudoradio.com publicou matéria sobre o levantamento que a Nielsen divulgou sobre o comportamento dos formatos de Rádio nos Estados Unidos. A pesquisa é relacionada ao primeiro trimestre de 2018 em comparação com os anos anteriores. 

Outro importante instituto de pesquisa, o Kantar Media, ressaltou que os brasileiros são os que ouvem Rádio com maior frequência entre alguns países do mundo. Dos mil pesquisados, 91,9% afirmaram que ouvem o meio. Em segundo são os franceses com 91,4%, seguidos pelos Estados Unidos com 90%, Reino Unido (85,8%) e China com 80%.

Colaboração de Daniel Starck

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19585-curiosidade-levantamento-aponta-que-95-da-populacao-ouvem-radio-nos-emirados-arabes-unidos