Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018 @ 11:02

Inversão de canais: Evangelizar FM e Renova FM trocam de sintonia no dial FM da Grande Curitiba

Curitiba - Evangelizar FM passa a ser captada em 90.9 FM, enquanto a recém-criada Renova FM é sintonizada em 99.5 FM

Publicidade

Curitiba e região metropolitana amanheceram hoje (23) com uma mudança de canais entre duas FMs do mesmo grupo de comunicação. As rádios Renova FM 90.9 e Evangelizar FM 99.5 estavam no ar até às 5h00 desta segunda-feira, mas a partir desse horário tiveram as suas sintonias invertidas, ou seja, a região passou a contar com a Renova FM 99.5 e a Evangelizar FM 90.9. Os dois projetos são controlados pela Rede Evangelizar de Comunicação, sendo que a Renova FM ainda é uma novidade em Curitiba. Acompanhe os detalhes:

adstexto

A Renova FM surgiu no dial FM da Grande Curitiba no dia 18 de junho passado, com uma proposta de programação mais popular musical, sendo uma nova variação do formato e rádio religiosa/católica. Iniciou as suas operações em 90.9 FM, frequência cuja concessão é da Lapa (cerca de 55km em linha reta de Curitiba), estação que passou por uma série de melhorias técnicas após uma promoção de classe.

Com uma linha mais popular, a Renova FM teve o seu projeto deslocado para o canal de maior potência da Rede Evangelizar de Comunicação em FM: a 99.5 FM. Ainda como Lumen FM (em 2016), a estação passou por um forte incremento técnico após promoção de classe de operação, figurando atualmente entre as FMs de maior abrangência de sinal no sul do país.

Já a Evangelizar FM, que estava em 99.5 FM, passou a ocupar a sintonia 90.9 FM. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estação ainda terá melhorias técnicas que deverão ampliar ainda mais o sinal da 90.9 FM na Grande Curitiba. A Evangelizar FM ocupou a sintonia 99.5 FM entre maio do ano passado e as 05h00 de hoje, com uma grade de perfil musical católico, mas com foco em um público mais adulto-contemporâneo.

A troca entre as duas FMs foi antecipada com exclusividade pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, na manhã desta segunda-feira (23).

Vale lembrar que, antes da estreia da Renova FM, a 90.9 FM operou como repetidora da Evangelizar FM.

Os sinais

A 90.9 FM sempre teve o seu sinal mais predominante entre o sudoeste da região metropolitana de Curitiba (Araucária e Campo Largo) e o sul dos Campos Gerais (região de Ponta Grossa), além de cobrir o planalto norte catarinense (Mafra e região). Nos últimos meses o sinal da 90.9 FM foi ampliado na Grande Curitiba, sendo possível captar a FM com certa facilidade inclusive nas áreas mais densamente povoadas da capital. Mas o predomínio de sinal ainda fica nos bairros ao sul do centro de Curitiba.

Já a 99.5 FM está entre os canais de maior cobertura do sul do país, isso desde a melhora técnica realizada em 2016. Cobre com facilidade toda Grande Curitiba, alcança o litoral do Paraná, a região de Joinville (SC), Planalto Norte Catarinense, várias cidades do litoral norte de Santa Catarina e o sul do estado de São Paulo. A sua única restrição fica sentido interior do Paraná, já que convive com a vizinha de dial Mundi FM 99.3 de Ponta Grossa (outra estação de alta potência).

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19981-inversao-de-canais-evangelizar-fm-e-renova-fm-trocam-de-sintonia-no-dial-fm-da-grande-curitiba