Quinta-Feira, 26 de Julho de 2018 @ 10:54

Tendências | Modelos de smartphones que contam com Rádio FM ativo estão na liderança de vendas na América Latina

São Paulo - Samsung Galaxy J representou 31% das vendas de aparelhos no primeiro trimestre deste ano

Publicidade

Se depender dos hábitos de consumo dos latino-americanos na hora de optar por um smartphone na hora da compra, o rádio FM pode ficar tranquilo. Segundo um levantamento publicado pelo portal TeleSíntese e pelo ZYDigital de Marco Túlio, o Samsung Galaxy J sozinho representou 31% das vendas de celulares na América Latina no primeiro trimestre do ano, modelo que conta com o FM ativo em suas funções. O avanço da oferta de Rádio FM em diferentes modelos também tem contribuído para uma manutenção da relevância do serviço.

adstexto

Segundo o ZYDigital e a TeleSíntese, com base em um levantamento da consultoria IDC, a linha Galaxy J comercializou cerca de 47,4 milhões de unidades na América Latina. Soma-se a esse quadro o fato do sistema operacional Android (em avanço na participação de mercado em 2018), embarcado na maioria dos modelos comercializados e/ou utilizados no Brasil, contar com o chip FM ativo como operação nativa dos aparelhos (incluíndo o campeão Galaxy J da Samsung).

Isso também facilitará a adaptação do mercado no cumprimento da obrigação da ativação do chip de FM nos modelos comercializados no Brasil. Estima-se que no Brasil mais de 76% (2017) dos modelos comercializados no país já contam com chip FM embarcado e ativo nos aparelhos.

Segundo a TeleSíntese, no Brasil as marcas Samsung e Motorola são as primeiras colocados entre os fabricantes, conforme o levantamento da StatCountes. Essas duas fabricantes contam com vários modelos de aparelhos que disponibilizam o Rádio FM, se destacando pela série de funções oferecidas para o serviço (gravação de áudio da rádio, RDS com todas as funções e boa seletividade de sintonia em áreas de grande ocupação de espectro FM).

Mas, no segundo trimestre, a Apple (iPhone, que não conta com FM embarcado como função nativa, mas é possível ativar através de acessórios) passou a LG em vendas, embora ambas estejam praticamente empatadas nos 11% de participação.

A ZYDigital alerta para o fato que a Samsung não menciona se há ou não o FM ativo em seus aparelhos, informação que só está disponível no manual do aparelho. Segundo o portal, os modelos J6, J4, J2 e J7 contam com o FM ativo. Vale lembrar que a Samsung também tem liberado a função FM na linha S9 e S9 Plus.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20005-tendencias-modelos-de-smartphones-que-contam-com-radio-fm-ativo-estao-na-lideranca-de-vendas-na-america-latina