Quinta-Feira, 09 de Agosto de 2018 @ 07:43

Panorama: São Paulo tem disputas acirradas pelo “top 3”, “top 5” e “top 10” em períodos gerais de audiência

São Paulo - Band FM e Transcontinental continuam isoladas no topo. Alpha FM e Metropolitana acirram disputas. Antena 1 ganha mais uma posição

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM da capital e região metropolitana, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Assim como nos meses anteriores, a audiência média do universo FM tem oscilado pra baixo, diferente do alcance que tem aumentado. A movimentação atual acirrou a disputa por colocações em períodos gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre maio da julho de 2018).

adstexto

Mais isoladas

Apesar de acompanharem a variação da audiência média na Grande São Paulo, o panorama atual foi muito positivo para as duas primeiras colocadas. A Band FM 96.1 continua sozinha na ponta de cima da tabela nos principais períodos da medição, mantendo uma vantagem segura para as demais concorrentes. E a emissora é a única a cravar mais de 200 mil ouvintes por minuto em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Transcontinental FM 104.7 é outra emissora que se beneficiou com a atual movimentação do universo de audiência FM. A rádio pouco oscilou em relação à pesquisa anterior, fato que a isolou ainda mais na vice-liderança na Grande São Paulo, isso em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ranking comerciais.

Disputas

A Alpha FM 101.7, quarto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também acompanhou a movimentação atual do universo FM, mas essas oscilações foram positivas para a emissora de formato adulto-contemporâneo na Grande São Paulo. A FM se viu mais próxima da Nativa FM 95.3 nesse período, além de ocupar uma posição no “top 3” em períodos comerciais, como no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Sem a medição WEB, a vantagem é da Nativa FM nesse período.

Gazeta FM 88.1 e Metropolitana FM 98.5, emissoras que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos gerais, também aparecem mais próximas no ranking. Vale destaque para a estabilidade da Metropolitana, rádio que nos últimos anos ficou isolada em sexto geral nos principais períodos da medição e recentemente “beliscou” a quinta posição geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

No detalhe

A sequência da audiência média do ranking FM é definida nos detalhes. São cinco emissoras na faixa dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e mais cinco na faixa dos 50 mil ouvintes por minuto nesse mesmo período. Nesse bolo, melhor para a Antena 1 FM 94.7, emissora de formato adulto-contemporâneo que pulou para sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passa a ficar um pouco mais isolada nessa condição, considerando a soma FM+WEB.

Completam no “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as rádios 105 FM 105.1, 89 A Rádio Rock FM 89.1, Jovem Pan FM 100.9 e Mix FM 106.3. Destaques para as estabilidades da 105 FM e Jovem Pan FM na comparação com a pesquisa passada e a nova variação positiva no índice da Mix FM.

Kiss FM 102.1 (que ganhou posição na comparação com a pesquisa anterior e oscilou de forma positiva) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto por NOVABRASIL FM 89.7, CBN FM 90.5, Rádio Disney FM 91.3 (voltou a variar de forma positiva) e Top FM 104.1.

Chama a atenção a aproximação da Transamérica FM 100.1 nesse “bolo”, rádio que está muito próxima das rádios que aparecem à frente dela no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O atual volume de audiência da Transamérica é um dos maiores ja registrados pela 100.1 FM nos últimos anos, emissora que variou de forma positiva na comparação com a pesquisa passada.

Vale lembrar que, devido a proximidade dessas emissoras nos ranking gerais, qualquer variação no filtro pode alterar a ordem das emissoras posicionadas. Por isso é importante considerar formatos (segmentos e públicos-alvos) e cenários mais específicos da pesquisa.

Mais destaques

Apesar da oscilação do meio, emissoras como Rádio Bandeirantes FM 90.9, Rádio Globo FM 94.1 (melhor índice obtido pela FM até aqui), Rádio Trânsito FM 921 e Estilo FM 92.5 (outra novidade no FM, de formato adulto-contemporâneo) viram variações positivas em seus índices no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso na comparação com a pesquisa anterior. 

Veja também: Dezessete emissoras de rádio FM superam a marca de 1 milhão de alcance na Grande São Paulo

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20089-panorama-sao-paulo-tem-disputas-acirradas-pelo-top-3-top-5-e-top-10-em-periodos-gerais-de-audiencia