Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018 @ 07:45

Panorama: FM O Dia dispara no Rio de Janeiro. Líderes apresentam nova alta na audiência FM

Rio de Janeiro - As sete primeiras colocadas no ranking geral de audiência ampliaram as suas médias na comparação com a medição anterior

Publicidade

O rádio carioca continua em alta quando o assunto é volume de audiência média. O Rio de Janeiro viu mais um crescimento no universo FM local, medido pelo Kantar Ibope Media. As sete primeiras colocadas no ranking FM apresentaram variações positivas na comparação com a pesquisa anterior. E quatro FMs continuam acima dos 200 mil ouvintes por minuto em períodos gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre maio da julho de 2018).

adstexto

Disparadas

Crescimento na audiência virou regra entre as FMs cariocas e o maior exemplo disso ficou com a FM O Dia FM 100.5 A emissora já vinha de alta em pesquisas anteriores e na atual medição cravou a maior variação positiva entre as FMs medidas. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 100.5 FM apresentou uma variação de 8.5% em seu volume de audiência, resultando em quase 20 mil ouvintes a mais e sua média por minuto.

Porém a liderança geral no FM continua com a Rádio Melodia FM 97.5, emissora que também continua variando de forma positiva nos principais períodos da medição. E a nova movimentação fez com que a rádio de formato gospel cravasse mais um recorde: são mais de 265 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ou seja, disparado o maior volume médio do país.

Ainda sobre volume médio de audiência, Super Rádio Tupi FM 96.5 e JB FM 99.9 continuam variando de forma positiva na pesquisa, com as duas também cima dos 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a Super Rádio Tupi ainda tem a vantagem da soma de duas faixas (também opera em 1280 AM), mas ela não precisa da soma para superar fácil a marca de 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h.

Mais avanços

Conforme citado anteriormente, as sete primeiras colocadas no Rio de Janeiro no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) variaram de forma positiva, ou seja, 93 FM 93.3, Mix FM 102.1 e Radio Globo FM 98.1 viram as suas médias de audiência serem ampliadas na comparação com a pesquisa passada.

Outra novidade fica por conta da Antena 1 FM 103.7, rádio que continua avançando na audiência média do Rio de Janeiro. A emissora melhorou novamente o seu índice, alcançando desta vez a nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição inédita para a FM de formato adulto-contemporâneo desde o seu retorno ao dial FM do Rio.

BandNews FM 90.3 segue sozinha em oitavo geral, enquanto a SulAmérica Paradiso FM 95.7 fecha o “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20097-panorama-fm-o-dia-dispara-no-rio-de-janeiro-lideres-apresentam-nova-alta-na-audiencia-fm